Blog do Dresch

16 de janeiro de 2019

Anistia cobra solução para crime

A Anistia Internacional voltou a cobrar das autoridades do Estado do Rio de Janeiro, uma solução do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Costa, que completaram esta semana 10 meses, sem que as investigações fossem concluídas. “O ano de 2018 terminou sem que o estado do Rio de Janeiro, sob intervenção federal na área de segurança pública, tenha conseguido solucionar o caso. A nova gestão tem o dever de assumir esta responsabilidade e não deixar o caso sem solução” cobra a diretora-executiva da Anistia, Jurema Werneck.

Anistia cobra solução 2

A diretora ressalta que a demora no esclarecimento do crime tem impactos negativos na área de direitos humanos, da qual Marielle era ativista. “Gera uma espiral de medo e silêncio entre os ativistas, defensores de direitos humanos, jovens, mulheres negras, comunidade LGBT e todas as pessoas ou grupos que, de alguma forma, ela representava” assinalou Werneck.

Apoio de todos os lados

Para o presidente da Câmara e candidato à reeleição, Rodrigo Maia (DEM-RJ) o cargo em disputa “não é de governo nem de oposição” e que por isso, ele vai atrás de acordos com partidos de lados opostos do espectro político. Para Maia “quanto mais representativo o comando da Casa, mais independente e altivo o Legislativo”. O deputado carioca quer o terceiro mandato consecutivo -o primeiro foi tampão, após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – e agora firmou acordos com o PSL, de Jair Bolsonaro e com o PDT de Ciro Gomes. Na base de Maia estão a maioria dos partidos do Centrão como PR, PRB, Podemos, PDS e Solidariedade. Contudo, determinados acordos afastam outras siglas como foi o caso do PSB e do PT, que antes cogitavam apoiar Rodrigo Maia.

Muda comando do CB

Assumiu ontem o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, o coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira, em solenidade que contou com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho. O novo comandante recebeu o cargo do coronel Adriano Amaral da Silva. Na cerimônia também aconteceram a entrega de medalhas do mérito e foram promovidos oficiais e praças da corporação.

Uneal abre vagas

1.200 vagas para cursos de graduação estão sendo ofertados pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para novos estudantes agora em 2019. As vagas são distribuídas em 36 cursos nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. A seleção acontece no período de 22 a 25 de janeiro, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando a nota obtida pelo candidato no Enem.

Eles querem contato

Dois grupos de astrônomos baseados nos Estados Unidos e na Holanda apresentaram provas de que um objeto ainda não identificado, a 3 bilhões de anos-luz da Terra, tem emitido repetidamente pulsos de rádio rápidos (FRBs, na sigla em inglês).  Os argumentos foram publicados em um artigo conjunto publicado na revista Nature. Embora os cientistas acreditem que a explicação mais provável seja a de que o sinal é resultado da rotação de uma estrela, não descartam a possibilidade de tratar-se de um pulso emitido por seres alienígenas.

Eles querem contato 2

No artigo os cientistas são claros: não podemos descartar completamente a hipótese de os FRBs serem produzidos por ETs, diz o artigo. O que torna as observações descritas na Nature ainda mais intrigantes é que, pela primeira vez, um mesmo ponto do universo- batizado de FRB 121102- repete a emissão do sinal. Em outras palavras, FRBs vindos de outros locais já foram captados na Terra, mas nunca vindos, repetidamente, de um mesmo lugar.

 

  • O governo Bolsonaro tem dado demonstração de querer se aproximar do Nordeste. Já prorrogou a concessão de incentivos á Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e agora quer resolver as demandas da região.
  • Esta semana, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni reuniu representantes de vários ministérios para tratar de assuntos pertinentes ao Nordeste.
  • Participaram os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Osmar Terra (Cidadania), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Ricardo Vélez Rodriguez (Educação) e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.
  • Não foi anunciada nenhuma medida governamental ou tomada alguma decisão. Foi o primeiro encontro do grupo interministerial, que pretende se reunir com frequência para definir políticas públicas prioritárias para a região.