Entretenimento

'Bebê Rena': quem foi Martha Scott na vida real e como ela está agora?

'Bebê Rena' está disponível no catálogo da Netflix, minissérie que conta a história real bizarra de uma stalker

Por Jean Carlos Foss com Tecmundo/Today/ The Sydney Morning Herald 25/04/2024 17h55
'Bebê Rena': quem foi Martha Scott na vida real e como ela está agora?
A personagem Martha, de Bebê Rena, foi inspirada em uma mulher real - Foto: Reprodução/Netflix

Desde sua estreia na Netflix, em 11 de abril deste ano, a série Bebê Rena (Baby Reindeer) tem cativado os espectadores com sua representação intensa e angustiante de uma prática mais comum do que imaginamos: o stalking. No entanto, por trás da personagem fictícia de Martha (Jessica Gunning), a perseguidora de Donny Dunn (Richard Gadd) na série, está uma história real que inspirou e moldou a narrativa.

Embora Bebê Rena seja baseada nas próprias experiências do comediante escocês Richard Gadd com stalking, a série faz questão de ressaltar que é ficcionalizada por "razões legais e artísticas". Ainda assim, segundo Gadd, a essência emocional da história permanece fiel à realidade, oferecendo um vislumbre penetrante dos horrores vivenciados pelo comediante nas mãos de uma perseguidora.

Mas, afinal, quem foi Martha na vida real e o que aconteceu com ela? Abaixo, veja o que descobrimos!

Bebê Rena: quem foi a verdadeira Martha?

A mulher por trás da inspiração para Martha permanece anônima, com Gadd optando por não divulgar seu nome publicamente (não, ela não se chama Martha na vida real). Descrita como "uma pessoa bastante idiossincrática" pelo próprio Gadd em uma entrevista, ela se tornou uma presença constante na vida do comediante, inundando-o com mensagens e comportamentos obsessivos.

Enquanto Martha na série é retratada como uma figura ambígua, alternando entre momentos de vulnerabilidade e explosões de raiva, a mulher real atrás da inspiração de Martha teve um destino diferente.

Nos eventos que se desenrolaram na série, Martha se declara culpada e é condenada a nove meses de prisão. Na vida real, porém, não se sabe exatamente o desfecho da stalker, já que Gadd não queria que a mulher fosse para a prisão com desordens psicológicas. Ao que tudo indica, o comediante recebeu apenas uma ordem de restrição contra ela.

A série também destaca a importância de proteger a identidade da mulher real e outras pessoas envolvidas na história. Gadd enfatiza a necessidade de alterar detalhes para evitar causar mais danos àqueles que já foram vulneráveis em suas experiências.

O papel de Martha na série foi interpretado de maneira magistral por Jessica Gunning, que capturou perfeitamente a complexidade e a intensidade da personagem. Gunning trouxe à vida uma figura que oscila entre a fragilidade e a obsessão doentia.

Na vida real, em entrevistas, Gadd disse que não está mais preocupado com a mulher que o perseguiu e que o assunto já foi resolvido. "Devido à forma como as coisas aconteceram na vida real, isso não me preocupa mais", disse o comediante à Variety.