Cidades

OAB entrega sede histórica reformada e equipada para toda a advocacia alagoana

Advocacia alagoana tem parte da história resgatada com a reabertura do prédio onde funcionou a Faculdade de Direito de Alagoas

Por Ascom OAB/AL 26/04/2024 00h48
OAB entrega sede histórica reformada e equipada para toda a advocacia alagoana
Edifício histórico totalmente repaginado e equipado foi reaberto pela atual gestão nesta quinta-feira (25) - Foto: Ascom OAB/AL

O dia 25 de abril de 2024 entrou para a história da advocacia alagoana, com a entrega da obra de revitalização e reforma do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), no Centro de Maceió. Com a presença de diversas autoridades, o edifício histórico totalmente repaginado e equipado foi reaberto pela atual gestão, e passa agora a contar com espaços adequados para o trabalho de advogados e advogadas e o atendimento a toda sociedade.

Na presença dos presidentes da OAB/AL, Vagner Paes, e do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti, o prefeito de Maceió, JHC, parabenizou pela iniciativa, destacando o trabalho realizado pela atual gestão em prol não só da advocacia, mas de toda a sociedade, e prometendo apoio para a realização da segunda etapa da obra, que vai resultar na construção de um memorial da advocacia e um centro médico.

“Sinto-me honrado de fazer parte dessa instituição, que trabalha em prol da cidadania, focando nos direitos dos cidadãos e na busca pela dignidade. Vagner, o seu trabalho à frente da OAB é referência para todo o Brasil. Você tem feito da OAB uma instituição contemporânea, focando, sobretudo, na nova advocacia e nas minorias, para fazer uma OAB justa e plural. Com a entrega desse prédio, estamos resgatando a nossa história e nossas tradições. Conte com o apoio da Prefeitura de Maceió para a construção do memorial e de um grande auditório”, pontuou.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, representou o governador Paulo Dantas no evento e, como advogado, falou sobre a importância da entrega do prédio para a classe. “O trabalho do presidente Vagner representa o novo momento da advocacia alagoana, que tem buscado o consenso e o diálogo. Hoje você presta um grande serviço para a advocacia, ao recuperar a história e prover os advogados de uma estrutura digna”, pontuou, colocando o Governo do Estado à disposição da Ordem.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL), Leonardo de Moraes, lembrou a importância do trabalho realizado por toda a diretoria e os colaboradores da OAB Alagoas e da Caixa, citando alguns espaços que foram equipados pela CAAAL e que agora estão disponibilizados para a advocacia.

“Montamos o espaço chamado OAB Saúde, onde iremos ofertar vacinação e também planos de saúde a preços mais acessíveis. Também temos um espaço chamado Meu Escritório, onde os advogados e advogadas poderão trabalhar em um espaço adequado e confortável”, afirmou.

O desembargador Marcelo Vieira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT 19), lembrou com carinho dos momentos vividos na sede histórica da Ordem. “Hoje o dia poderia se chamar saudade e gratidão. Foi aqui que peguei a minha carteira de estagiário e a carteira de advogado, foi aqui que vim tirar xerox, bater papo e ser submetido a uma sabatina e à eleição para desembargador”, falou.

O presidente Vagner Paes citou o sentimento de gratidão a todos que se envolveram e se engajaram nos trabalhos, para que a obra se tornasse realidade e pudesse ser entregue nessa quinta-feira.

“A OAB é a casa da cidadania, é a porta para quem não tem a estrutura necessária. O meu sentimento hoje é de gratidão e aqui eu agradeço aos nossos colaboradores. Essa é uma obra coletiva, que começou com o presidente Nivaldo, que conseguiu os primeiros recursos”, afirmou Vagner, citando os nomes de alguns imortais que passaram pela sede histórica.

“É impossível pisar aqui e não se emocionar. E isso é só a primeira etapa. Teremos o centro médico em parceria com o Cesmac, e o memorial da advocacia, onde contaremos a história da Ordem, que se confunde com a história desse país. Somos a última trincheira daqueles que não têm o mínimo necessário”, completou.

O presidente do CFOAB, Berto Simonetti, falou sobre a admiração pelo advogado José Lins, presente no evento e que foi responsável, quando presidente da CAAAL, pela compra do prédio histórico para a advocacia, e ressaltou a postura de união pregada por Vagner Paes.

“Quero cumprimentar esse grande nome da advocacia brasileira, que é sinônimo de luta, de bravura, de resistência e de longevidade, que é o doutor José Lins, que ainda hoje vem prestigiar a história dessa seccional. Também ressalto essa aliança feita entre o Vagner e o Nivaldo, que serve de exemplo para o Brasil. Junto se chega mais longe e é isso que a advocacia precisa, estar unida. Quanto à obra, é uma conexão do passado com o presente e o futuro. Parabenizo a iniciativa do presidente Vagner”, afirmou.

Além de toda a diretoria da OAB/AL e da CAAAL, também estiveram presentes ao evento o procurador-geral do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Márcio Roberto; o representante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Ivan Brito; o advogado José Lins, que foi presidente da CAAAL e responsável pela aquisição do prédio histórico da Ordem, entre outras autoridades. O ministro Humberto Martins enviou um vídeo parabenizando a OAB/AL pelo feito.