Zenita Almeida

Instituto Cidadão Lagoa Mundaú: Uma Jornada de Compromisso Social

Zenita Almeida 04 de abril de 2024

O Instituto Cidadão Lagoa Mundaú, braço social da Casa das Tintas, é uma luz na comunidade desde sua fundação em 1998. O que começou com apenas 20 alunos hoje floresce, atendendo 130 crianças da 1ª a 5ª série em período integral. Com uma clara missão: fornecer não apenas educação de qualidade, mas também um ambiente acolhedor onde as crianças possam crescer, aprender e prosperar, o espaço oferece aula regular, atividades complementares como reforço, dança, informática e esportes, com o objetivo de ir moldando não apenas estudantes, mas cidadãos do mundo.

No Instituo Cidadão Lagoa do Mundaú o compromisso vai além do ensino em sala de aula. Com a dedicação dos empresários mantenedores, Ronaldo Oliveira, Abel Galindo e Edson Visgueiro, somados à generosidade contínua de outros empresários, empresas e pessoas físicas, o espaço proporciona também orientação médica, através da parceira com a Uniodonto, atendimento e orientação odontológica às crianças.

De acordo com o presidente, o centro é mais do que uma escola; é um farol de esperança em uma comunidade sem oportunidades. "O Instituto Cidadão Lagoa Mundaú é fruto de um sonho, que vem sendo realizado diariamente com empenho e dedicação por toda a diretoria e claro dos parceiros que estão ao lado do projeto investindo ao longo de todos esses anos. Ele significa muito para nós, através dele temos a oportunidade de contribuir com a comunidade, prestar assistência social à tantas famílias necessitadas", afirma Ronaldo Oliveira.

Diariamente, de segunda à sexta-feira as crianças são recebidas com um café da manhã reforçado, seguido de lanche no intervalo das aulas. Com uma pausa para o almoço, no segundo horário a criançada segue para as atividades complementares até às 17h, quando se encerra o dia. Para atender a toda essa demanda, além da diretoria, fazem parte do Instituto cerca de 15 colaboradores entre diretora, professores e auxiliares administrativos. Sem esquecer da pediatra e da assistente social voluntária que prestam serviços médicos periódicos às crianças.

O Instituto Cidadão Lagoa Mundaú é compromisso social, que contribui diretamente na jornada de muitas famílias. Uma entidade privada, sem fins lucrativos, que seguirá trabalhando para melhorar a comunidade da Vila Brejal.