Cidades

Artesanato produzido por pessoas privadas de liberdade será exposto em shopping

De 30 de abril a 6 de maio, peças feitas nas oficinas do sistema prisional poderão ser vistas e compradas

Por Regina Carvalho / Ascom Seris 25/04/2024 20h28
Artesanato produzido por pessoas privadas de liberdade será exposto em shopping
Arte já foi exposta em vários pontos de Alagoas e outros estados - Foto: Matheus Omena / Agência Alagoas

Peças artesanais produzidas por pessoas privadas de liberdade do sistema prisional alagoano estarão expostas no Maceió Shopping, em Mangabeiras, na capital, entre os dias 30 de abril e 6 de maio. A ação da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social (GTRA) da Seris deve-se ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio.

Todo material é feito por reeducandos e reeducandas do regime fechado e do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e a renda adquirida com a venda dos produtos será depositada no Fundo Penitenciário, recurso revertido em prol dos próprios recolhidos às unidades prisionais de Alagoas, já que servirá para manutenção das oficinas de trabalho no sistema prisional.

Em setembro do ano passado, a arte produzida pelos reeducandos na Fábrica de Esperança coloriu o 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, no Centro Cultural e de Exposições, em Maceió. No evento, os participantes receberam a bolsa-carteira confeccionada por pessoas privadas de liberdade. E, há poucos dias, algumas peças foram para Brasília, mostradas durante o VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Penal.

Serão expostas cerca de 300 peças de filé, crochê e madeira produzidas dentro do complexo penitenciário com a mão de obra carcerária. O trabalho dentro do sistema é reconhecidamente um passo importante para auxiliar no processo de reinserção social.

“O artesanato produzido no sistema prisional é conhecido por sua qualidade. Essa exposição no shopping é uma oportunidade para alagoanos e turistas conhecerem o trabalho desses homens e mulheres. Eles têm muito talento e podem começar uma nova vida quando deixarem a prisão”, destaca a policial penal Evany Vianei Cavalcante, gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social da Seris.

O estande com as peças estará perto do Magazine Luiza e da agência da Caixa Econômica, no térreo, no Maceió Shopping.