Bartpapo com Geraldo Câmara

A IGNORÂNCIA ARTIFICIAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 26 de abril de 2024

Nada me chocou mais ultimamente do que a notícia que nos chegou de que jovens da classe média alta, aqui mesmo em Maceió estavam utilizando a inteligência artificial para divulgar fotos e vídeos de moças suas conhecidas só que transformados em peças absolutamente pornográficas e, claro, falsas. Essa questão da Inteligência Artificial me vem causando espécie desde que fiquei sabendo que a sua utilização permite, por exemplo que, manipulada, resolva questões de provas, elabore textos e até um livro completo em questão de segundos. E sempre me arguí do prejuízo intelectual que pode causar promovendo a preguiça mental principalmente a esses jovens que a ela aderiram há tão pouco tempo. Pode ser que o leitor diga que sou velho, que não estou seguindo a evolução tecnológica e eu respondo com um sonoro “não” porque sempre segui e continuo usando e tentando entender tudo porque o mundo não para. O meu espanto é com a má utilização de ferramentas preciosas como pode e deve ser a Inteligência Artificial.

“O espanto é natural, desde logo, porque vai ao encontro da máxima do escritor, pensador e futurista Arthur C. Clarke de que qualquer tecnologia, se suficientemente avançada, parece magia. Mas ao mesmo tempo encerra o muito humano equívoco de pensarmos que estes sistemas funcionam como seres vivos: que “ouvem”; ou “compreendem”; ou “passam a texto”. Na realidade estes modelos apenas comparam frequências a uma velocidade gigantesca permitida pelos modernos processadores. Literalmente. De resto, não fazem a mínima ideia do que estão a fazer.”

Vejam então que podemos e devemos focar no fato de que a arma, a ferramente, como queiram denominar faz parte do progresso da mente humana e não tem vontade própria como muitos estão a comentar. E se é este o caminho devemos saber utilizá-la da melhor maneira possível para que ela tenha na verdade a utilidade e utilização adequadas para os novos tempos. Rejeitá-la, nunca, mas regulamentá-la, sim. E é essa a tônica que gostaria de colocar neste artigo chamando a atenção das autoridades e dos tecnólogos para esta necessidade fundamental para um emprego seguro e produtivo.

Observa-se que há uma enorme preocupação com os chamados “fake news” e não tem por onde fugir disto. Há que se combater com todas as armas, principalmente nas Redes Sociais ainda quase “terra de ninguém”. Apesar disto reconhecemos um esforço no sentido de impedir o seu uso indevido. No entanto, as armas utilizadas até agora, ainda permitem determinadas ações de repressão mas, assim me parece, com a Inteligência Artificial a coisa muda totalmente de figura pela sua rapidez, pela excelência de sua utilização e pelo engodo que dela faz parte. Vejam o caso que citei no princípio deste artigo e a maldade que envolve as pessoas que já se utilizam desta ferramente. Ok, não será só para atos falhos que ela será usada. Claro que não. E é exatamente por isto que precisamos separar o joio do trigo que ela contém.

Insisto que não é possível que a sociedade se deixe dominar por algo artificial, mas que a domine com toda a inteligência natural que cada qual possui. Para isto é que acho a regulamentação de seu uso fundamental buscando o conhecimento de todos os que dominam a nova tecnologia, criando comissões de avaliação, medidas provisórias ou definitivas que definam regras, informações, relatórios e tudo o mais para que, sobretudo os jovens do hoje e do amanhã encontrem a verdadeira e honesta utilização desta incrível ferramenta que pode mudar o mundo. Só desejamos que o mude para melhor não para um mundo falsificado e inglório. Em tempo quero deixar claro que realmente não sou contra. Apenas costumo pensar nos resultados bons e ruins.

FOTONOTAS



EDILSON SILVA – O conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia é de uma empatia impressionante com todos. Capaz de reunir assuntos com uma facilidade admirável não tivesse ele a palavra fácil e bem organizada e que nos deixa a todos merecidamente bem informados. Com muita justiça, Edilson foi eleito presidente da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas e, sem dúvida alguma com a experiência adquirida na própria entidade e em outras vai levar à frente o trabalho que vinha sendo realizado na Associação em prol do desenvolvimento dos tribunais de todo o país. Sucesso, Edilson!




VINICIUS LAGES – Um cidadão de primeira grandeza, de palavra, de dignidade, pessoa que admiro e que vejo à frente do Sebrae-AL fazer a instituição crescer a toda prova. Além do mais, a simpatia transborda por todos os lados e é admirado por todos que com ele labutam. Ex-ministro do turismo por lá só deixou amigos e por aqui vem praticando cada vez melhor a arte da liderança. Vinícius é daquelas pessoas que cativam no primeiro encontro sempre somando gente ao seu lado e que comunguem da mesma filosofia. Um abração, amigo e parceiro.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O ser humano ainda não se conscientizou da cultura da prevenção. Tem mania de só tomar providências quando o inevitável acontece.

ALERTAS DO DIA

* Acho interessante essa época em que, antes das definições de candidatos, surgem nomes com boas expectativas, outros com nenhuma, mas todos rezando pela mesma cartilha do “meu nome é melhor”. O prefeito já garante sua reeleição mostrando serviço, tudo afirmado por ele próprio. O candidato do MDB também tem o que mostrar principalmente no item educação, sumamente importante. Por fora surge um nome dando como exemplo o combate à violência que liderou por aqui no governo Renan filho. Fora outros menos cotados. Vamos ver no que dá.

* E aí meus amigos continuando no mesmo tema vemos o PT querendo lançar candidato próprio e brigando com seu membro, Ricardo Barbosa que já se diz o candidato apesar das brigas internas do PT continuarem sem encontrarem um nome que possa trazer o presidente Lula até Maceió para defendê-lo. Pelo menos parece ser esse o desejo dos petistas e que acham que com essa visita a prefeitura chega até eles. E por aí vai com outros partidos que vão fazendo ensaios até para divulgação de nomes para o futuro.

* Bela pergunta do meu amigo Romero Viera Belo, jornalista e que em boa hora em função da discussão entre a criminalização ou não da portabilidade de pequenas quantidades de drogas. E aí? Sinceramente acho que o assunto deve ser tratado pelos dois ângulos, mas sobretudo vendo qual será o mecanismo que vai apurar se realmente o portador a tem para uso próprio ou se para ficar de pombo correio juntando e levando para os traficantes. Se provado que é para uso que se encaminhe para tratamento. É o papel do país.

* Não acho que seja surpresa para ninguém que o assunto Braskem acabasse em denúncias de ataques em autoridades que defendam os prejudicados pelos atos da mineradora. E isto começou a acontecer com ameaças contundentes contra o defensor público Ricardo Melro e o empresário Alexandre Sampaio, segundo o já denunciado por ambos e que estão sofrendo tais ameaças através das Redes Sociais. Como os crimes – porque são crimes - já estão sendo apurados pela polícia vamos aguardar os desdobramentos.

POR AÍ AFORA

# As forças israelenses lançaram um ataque na região de Nur Shams, perto da cidade palestina de Tulkarm, na Cisjordânia. O setor militar israelense disse que vários militantes morreram e outros foram presos e pelo menos quatro soldados ficaram feridos na troca de tiros. As Brigadas Tulkarm, que incluem militantes de várias facções palestinas, informaram que seus soldados ainda estão trocando tiros com as forças israelenses. (JB online)

# Diversas personalidades italianas homenagearam a cidade de Roma, que completou neste domingo (21) 2.777 anos de história. A festa celebrada todos os anos na capital do país europeu está ligada à fundação de Roma que, segundo a lenda, teria sido protagonizada por Rômulo exatamente em 21 de abril de 753 a.c. De acordo com vários relatos históricos, Roma surgiu depois que várias pequenas aldeias decidiram se unir para formar um novo município.

# Pensando bem é incrível você ver um ex-presidente de um país como os Estados Unidos sentado em um banco de réus respondendo a um processo, sobretudo de aspecto moral, de algo praticado contra uma mulher. Um ex-presidente que está com tudo para sentar novamente na Casa Branca e administrar um dos países mais poderosos do mundo. A mim me causa espécie, me deixa ao mesmo tempo enojado e incrédulo, No entanto, acreditando que por lá a prática da justiça é uma característica daquele país. Só quero ver o resultado final.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399