Sérgio Toledo

24 de março de 2020

Corona vírus. Os infectados sem sintomas.

A globalização que tem muitas coisas boas a apresentar tem apresentado desde final de 2019 o novo corona vírus. Produtor da doença denominada covid – 19. Gripe ou resfriado que nos mais idosos e debilitados provoca uma pneumonia quase sempre fatal.
Doença tem comportamento que os estudiosos vão gradativamente desvendando e combatendo. Inclusive para trazer a vacina e os medicamentos necessários.
O pagamento está sendo muita correria. Muita morte. Muito pânico e medo. Todos com suas razões evidente. As divulgações de fatos verdadeiros e muitos falsos atormentam a todos.
Um trabalho realizado pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos da América do Norte, pelo cientista Jeffrey Shaman, mostra um ponto muito importante.
Transmissão secreta. Indivíduos que são infectados sem sintomas que fazem a propagação da doença sem saberem. E aí? O que fazer?
Sempre prevenção. Cuidados de higiene. Cuidados de proteção. Cuidados de contato público.
Lavar sempre as mãos. Água e sabão como sempre. Qual o sabão? O de sempre. Só que num tempo mais demorado. Se possível desinfectar com álcool gel a 70%. Ou desde 65%. Uso de máscaras, principalmente para profissionais da saúde. Cuidados com objetos utilizados ou manipulados por várias pessoas. Como muitas pessoas estão comprando alimentados por entrega em residencia é preciso descartar com cuidado as embalagens.
Fica então um alerta para a transmissão secreta. As pessoas não sabem que estão infectadas pois não apresentam sintomas ou os sintomas são mínimos e estão transmitindo o vírus para várias outras pessoas.