Bartpapo com Geraldo Câmara

A SOCIEDADE CELULAR

Bartpapo com Geraldo Câmara 19 de abril de 2024

Em 1993, se não me falha a memória fui o primeiro jornalista a lançar o celular no estado da Paraíba, através do Bartpapo e a convite da TELPA, então companhia telefônica de lá. Fui inclusive presenteado com um celular e seu respectivo acesso aos serviços. Tudo era pago na época e era caríssimo, mas a sua divulgação também importantíssima por se tratar de algo absolutamente novo e que viria se tornar revolucionário, como realmente veio a acontecer através dos anos. Por lá em João Pessoa, haviam fatos jocosos a medida em que as pessoas iam adquirindo o precioso aparelho, como gente que sentava à mesa de um restaurante ligava para um amigo que estava em outra mesa. Tudo para mostrar que tinha celular. Hilário, mas já mostrava a importância do invento.

Os tempos passaram, a tecnologia levou o celular aos píncaros e cerca de 230 milhões deles estão por aí ligados em todo o Brasil. Mas o artigo de hoje que ir muito além da questão tecnológica, da penetração do aparelhinho, mas sim aos problemas e soluções que ele vem trazendo para o seio da sociedade quando ele se tornou um influenciador de hábitos e costumes. Quando ele passou a ser absolutamente imprescindível na vida das pessoas, parte integrante de suas vidas e até de seus corpos.

É lamentável que ele, o celular, tenha se tornado tão desesperadamente, o termo é este, fator de vida porque passou a ser loucamente usado. As pessoas não podem sair sem ele, não podem prescindir dele, ficam indóceis se o esquecem e tornam-se cada vez mais dependentes. À medida em que a tecnologia foi avançando, à medida em que o aparelho deixou de ser um mero telefone e se transformou em um porta-voz das chamadas “redes sociais”, um informante de tudo o que acontece no mundo, seja para o bem ou para o mal mais ele foi se tornando indispensável às pessoas. Algumas, mais equilibradas o usam de acordo, outras tornaram-se tão dependentes que ele passou a ser fator e provocador de doenças psíquicas, acreditem nisso. Não sou eu quem diz, mas médicos especializados que querem ir mais a fundo na questão.

Não é difícil você ver famílias reunidas em que todos os membros estão com os celulares ligados ao invés de darem vazão ao encontro, curtirem seus filhos, netos e pessoas mais idosas. Não sei se isso é vício ou já é falta de educação. Da mesma maneira, você vê invariavelmente em restaurantes, lugar de diversão os frequentadores ligados no celular sem aproveitar os momentos para um bom papo.

Como pode esse pequeno aparelhinho provocar tantos transtornos na sociedade? Pode e está. Talvez as pessoas ainda não tenham se apercebido da gravidade do caso. Talvez até as mães e os pais de crianças e adolescentes não tenham ainda verificado o quanto de mal eles estão recebendo. Pelo contrário, só vejo pressa em se colocar um celular na mão de uma criança porque ela vai se distrair e dar menos trabalho para os pais e até para as babás. Quais serão as consequências no futuro deles ainda não sabemos, mas temos a certeza de que algum mal trará.

Por outro lado, vamos para o positivo, a sociedade está muito mais informada do que antes do seu advento ou do que antes em que ele se tornasse um “smart” com ligações ao mundo todo. Isto é positivo? Sem dúvida o é mas desde que saiba usá-lo. E ele é profundamente usado para más causas também. Ajudando em crimes, em montagem de coisas erradas, em assaltos. É a tal história do modernismo. Serve a dois senhores sem exclusividade.

Não tenho a pretensão de mudar as coisas, muito menos as conquistas. Mas que este artigo sirva, pelo menos para um alerta de que o celular existe, ninguém vive sem ele, mas é preciso saber colocá-lo bem em nossas vidas e nas de nossas famílias.

FOTONOTAS



MOACYR ALBUQUERQUE – O cidadão Moacyr é uma figura admirável e que deve ter aprendido na vida que se chega onde se quer. Presidente do Iate Clube Pajussara (com dois ss mesmo) ele colocou na cabeça que iria modificar tudo, iria dar um clube absolutamente novo aos associados e a duras penas conseguiu. Parabéns, meu amigo pelo denodo e pela confiança em si. Agora, amanhã, sábado, 20 estarão todos comemorando os 72 anos daquele clube com uma senhora festa de aniversário. Venham também. Informações na secretaria do clube (3231-8877) ou 99128-3351. .



MARCELO BELTRÃO – Grande Marcelo, um cara formidável que faz de Coruripe enquanto seu prefeito uma cidade formidável de se estar, de se viver, de se curtir. Grande Marcelo como figura humana esbanjando simpatia e empatia por onde passa e conquistando as pessoas. Não por ser político, mas talvez o seja em função de todas essas qualidades que fazem com que pense nas pessoas e nas suas necessidades. Marcelo é deste tipo de pessoa que a gente, apesar de sem grande convívio, aprende a gostar e admirar.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

À medida que a idade avança mais tenho vontade de aprender e mais tenho vontade de passar o que aprendi.

ALERTAS DO DIA

* Pela primeira vez um governador de estado vai ao Tribunal de Contas para entregar a prestação de contas do governo e adiantando o prazo regulamentar. Isto aconteceu na última terça-feira quando o governador Paulo Dantas entregou o documento ao presidente Fernando Toledo. Toledo agradeceu e declarou que chegava em boa hora quando o tribunal estava resgatando atrasos anteriores e colocando rigorosamente em dia as análises dos processos relativos chegados à Corte. Essas atitudes dão credibilidade e a confiança que precisamos ter no serviço público.

* Essa discussão em relação à criminalização da maconha, a questão de que a pequena quantidade pode passar por caracterizar uso pessoal, nada disso dá para engolir. Droga é droga não importa a quantidade e é balela o pouco porque o cidadão pode estar portando pequena quantidade e vendendo também em pequena quantidade. O que se precisa fazer é erradicar a droga deste país admitindo apenas aquilo que é considerado medicamentoso e que já esteja com a eficácia comprovada e aplicada por médicos especializados. O resto é crime mesmo.

* Um assunto que sempre gosto de tocar é o referente à prevenção de acidentes naturais, como é o caso das chuvas que caem sobre o estado. Não vejo um trabalho claro de prevenção às enchentes. Mas não feito em cima da hora, mas o ano inteiro. A cidade de Maceió, por exemplo está sem drenagem. Não existe. O famoso bairro da Ponta Verde não pode receber chuva porque suas ruas ficam totalmente alagadas. Sem dúvida, a prevenção precisa acontecer durante os pe´riodos de sol para que ão sejamos sempre tomados de surpresa quando elas, as chuva, começam.

* E quero perguntar às autoridades competentes sobre a utilização do Canal do Sertão. Não vi até hoje nenhum projeto que nos mostrasse as possibilidades de utilização das águas do canal do sertão com total aproveitamento. As margens do canal precisam ter utilização total com incentivo à agricultura e pecuária, com a criação de pequenas cooperativas para que o povo que precisa produzir conte com a água e com irrigação planejada. O Canal do Sertão não foi criado para abastecer carros-pipa mas para estimular pequenos e grandes projetos.

POR AÍ AFORA

# O papa Francisco pediu para que se evite uma "espiral de violência" no Oriente Médio, após o Irã deflagrar um ataque com drones e mísseis contra Israel. "Faço um apelo sincero para que cessem qualquer ação que possa alimentar uma espiral de violência, com o risco de arrastar o Oriente Médio para um conflito de guerra ainda maior", declarou o Pontífice, após a recitação da oração do "Regina Coeli". "Ninguém deve ameaçar a existência do outro. Que todas as nações tomem o partido da paz".

# A aviação israelita bombardeou neste domingo (14) o Vale de Bekaa, um reduto do grupo xiita Hezbollah no leste do Líbano, longe da fronteira comum, num contexto de crescente tensão regional depois do ataque do Irã contra Israel. O bombardeamento por "combatentes inimigos" teve como alvo a aldeia de Nabi Chit, no distrito de Baalbek, uma zona que já tinha sido alvo de vários ataques durante os últimos dois meses de combates, informou o jornal online Al Ahed News, propriedade do Hezbollah.

# A venda de tabaco e vaporizadores a quem nasceu depois de 01 de janeiro de 2009 - atualmente com 15 anos - vai passar a ser crime no Reino Unido a partir de abril do próximo ano. A medida foi aprovada pelo parlamento, e, segundo a secretária de Estado da Saúde e Assistência Social britânica, "Estamos a criar uma geração livre de fumo que garantirá que ninguém que complete 15 anos ou menos este ano compre legalmente tabaco, salvando estas pessoas das repetidas tentativas de deixar de fumar", defendeu Victoria Atkin.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399