Flávio Gomes

10 de julho de 2018

“Situação é pior que o pré-1964”

Jornal “Folha de São Paulo”: “Para o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), a situação do país é ‘pior do que o período pré-1964’ e a decisão de soltar o ex-presidente Lula ajuda a criar clima de instabilidade que poderia levar a uma ruptura. À reportagem, o deputado criticou ainda o aparelhamento das instituições e disse não estar preocupado com o impacto nas eleições. ‘Nós estamos, eu entendo, num período pior que o pré-1964. Porque a esquerda naquela época não estava tão aparelhada como está hoje. Eles achavam que estavam bem, mas não estavam’, afirmou. Segundo Bolsonaro, a soltura do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, em junho, demonstra que os petistas têm alguma ‘carta na manga’. ‘As instituições estão aparelhadas, isso não é novidade. O Lula e o Zé Dirceu poderiam ter saído do país há muito tempo, se não saíram é porque têm uma carta na manga.’ Ele diz que mesmo que Lula não seja libertado agora-a decisão do TRF-4 de soltar o petista já foi revogada – ‘mais cedo ou mais tarde’ ele sairá da cadeia. ‘Por que os presídios estão cheios? Solta todo mundo então’, disse Bolsonaro, por telefone. ‘Eu não estou preocupado com a eleição, estou preocupado com o futuro do Brasil’, afirmou, dizendo que, se eleito, está preparado para enfrentar dificuldades com o ‘aparato’ da esquerda.”

Alerta

Ressaltando dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o senador Fernando Collor (PTC/AL) revela que o brasileiro consome, em média, 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Para a Abrasco, é um número elevadíssimo para os padrões internacionais. Dos 50 agrotóxicos utilizados no Brasil, 22 são proibidos na Europa.

 

Pela vida

Numa reunião da CNBB, em Brasília, o deputado federal Givaldo Carimbão, presidente da Frente Parlamentar Católica, assumiu compromisso de lutar contra a implantação do aborto. “Quem define lei é o congresso e não o Supremo Tribunal Federal. Estou trabalhando para que não aprovem o aborto no Brasil”, garante ele.

 

Articulação

Do vice-presidente estadual do PTC, Fernando James, sobre a anunciada aliança PSB/ PTC/PSDC/Patriotas/PPL/PSC: “Não é de hoje que tenho andado por Alagoas e vejo no rosto do povo a necessidade de uma mudança. A coligação que está sendo construída é neste sentido: são pessoas compromissadas com esse novo cenário.”

 

Cotação

Coluna “Labafero”, site Cada Minuto: “O PSDB trabalha para que o vereador Eduardo Canuto deixe sua pré-candidatura a Câmara Federal para assumir uma candidatura ao governo, em uma frente junto ao PP e ao PROS. O nome do vereador, ao contrário de outros indicados pelo PSDB, foi bem recebido nas demais legendas.”

Registro

O prefeito Rogério Teófilo lamentou a morte do ex-vereador e ex-servidor da Prefeitura de Arapiraca Severino Pereira da Silva, vítima de tuberculose, aos 56 anos: “Pereirinha tinha uma grandeza nata, própria do arapiraquense. A nossa cidade perde e se despede de um de seus grandes filhos”. Severino foi sepultado no domingo.

Opinião

 

De Rafael Rosset, sobre o prende-solta-prende o ex-presidente Lula: “Deram mais uma pincelada na imagem de ‘preso político’ da alma mais honesta do Brasil e reavivaram a militância. O PT há muito tempo não é mais um partido político. É uma seita repleta de homens bomba dispostos a explodir um país para salvar seu guru.”

 

*Esta Tribuna Independente completa hoje 11 anos de atividades ininterruptas. Um marco no cooperativismo brasileiro, em se tratando de um jornal diário, que agrega também o setor gráfico, um portal de notícias e uma web TV. Parabéns a todos nós!

*Foi sepultado ontem, no Parque das Flores, aos 92 anos, Lafayete Pacheco Filho, o “Vetinho”. Era filho de Lafayete Pacheco, fundador do CRB, e pai, dentre outros, de Lafayete Pacheco Neto, ex-presidente da Ematur e ex-diretor do MC&VB.

* Lídia Ramires é a nova diretora da Edufal, em substituição a Osvaldo Maciel. Jornalista pela Ufal, onde obteve  títulos de mestre e doutora, ela ministra  Radiojornalismo e é vice-coordenadora da especialização em Assessoria de Imprensa.

*O projeto de extensão Resgatar, da Faculdade de Medicina da Ufal, abriu certame para 15 vagas destinadas a acadêmicos dos níveis superior e técnico. As inscrições serão apenas via Internet, somente até hoje. Contato: projetoresgatarhge@outlook.com.

*A cidade de Marechal Deodoro recebe hoje, 20 horas, o projeto Sonora Brasil, do Sesc. No Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, 20 horas, se apresentam a  Sociedade Musical União Josefense (SC), Filarmônica Santa Cecília e Sociedade Musical Boa Viagem.

*O ala/armador Eduardo Niero representou Alagoas e o Brasil no Pan-Americano de Basquete Master 30+ realizado em Natal, Rio Grande do Norte. O time Brasil A, pelo qual Niero jogou, venceu as seleções da Argentina, Uruguai, México e Brasil B.

“As decisões sobre Lula revelam a loteria do Judiciário brasileiro”

Ricardo Mota

Jornalista, em seu blog no site Tudo na Hora