Política

PT confirma candidatura em Maceió

Executiva nacional do partido bate martelo em relação a 12 nomes que disputarão cargos majoritários nas capitais brasileiras

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 08/05/2024 08h42
PT confirma candidatura em Maceió
Ricardo Barbosa disse que a candidatura à prefeitura de Maceió está consolidada e que continua buscando apoios - Foto: Edilson Omena

A movimentação política para as eleições municipais de 2024 em Maceió ganha destaque com a confirmação da pré-candidatura de Ricardo Barbosa pela executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda que tem como o principal líder o presidente Lula definiu que terá candidaturas em 12 capitais.

Com esta confirmação, as mobilizações que aconteciam nos bastidores para que o MDB conseguisse ter como vice um nome do PT, praticamente esfriaram. Ou seja, o MDB segue com a pré-candidatura do deputado federal Rafael Brito e os petistas continuam com Ricardo Barbosa em um enfrentamento que tenta evitar a reeleição do atual prefeito de Maceió, JHC (PL).

À reportagem da Tribuna Independente, Ricardo Barbosa reforçou que a pré-candidatura está consolidada e que mais partidos no campo da esquerda estão se aliando.

“Estamos caminhando com uma pré-candidatura que unificada com a Federação PT, PV e PCdoB, que se consolida cada vez mais. Também contamos com o apoio de partidos como PSOL e Rede. Estamos realizando um bom debate em relação à disputa da Prefeitura de Maceió, fazendo uma boa oposição ao prefeito JHC. Com relação ao MDB, eu não posso falar por eles. Posso reafirmar que sigo firme em frente e com bastante disposição para esse enfrentamento cara a cara com o prefeito JHC”, destaca Barbosa.

Para o deputado federal Paulão, a pré-candidatura de Ricardo Barbosa à Prefeitura de Maceió é considerada forte, sobretudo por contar com a Federação que reúne PV e PCdoB, além do PT, e com as chegadas do PSOL e Rede Sustentabilidade. O parlamentar acredita que o MDB caminha sozinho, neste primeiro cenário eleitoral.

Sobre a agenda do presidente Lula em Alagoas esta semana, com compromissos em São José da Tapera, nesta quinta-feira (8) e em Maceió, na sexta (9), o deputado federal lembra que o petista não vem ao estado anunciar apoio a nenhum pré-candidato. “Inclusive é contra a lei. Lula só pode anunciar apoio depois das convenções”, afirma.

Sobre especulações de que o MDB estaria buscando um pré-candidato a vice-prefeito do PT, Paulão questiona. “Quando ouviram [senador e presidente estadual do MDB] Renan Calheiros falar isso? Ao contrário, ele disse que acha válido PT e MDB lançar chapas para oposição ao atual prefeito. Ricardo Barbosa foi aprovado por unanimidade pelo diretório municipal e foi referendado agora pelo PT nacional”, concluiu.

Para o presidente do diretório do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, a legenda aprovou a pré-candidatura de Ricardo Barbosa à prefeitura por ter autonomia.

“O PT tem autonomia de definir a sua estratégia eleitoral independentemente do entendimento do governo estadual, do MDB. Não existe nenhum alinhamento ou imposição do governo em relação aos partidos aliados e que dão sustentação ao governo Paulo Dantas no sentido de existir apenas uma candidatura neste bloco. Então, o PT vem discutindo esta candidatura há mais ou menos um ano, e definiu em conjunto com a Federação lançar a candidatura majoritária, com o nome escolhido do Ricardo Barbosa. Seguimos firmes nesse propósito de termos candidatura à prefeitura, bem como temos 28 candidatos à Câmara de Maceió”, afirmou Nascimento.

APOIOS AO PT E MDB

A cientista política Luciana Santana acredita que o presidente da República pode demonstrar apoio aos dois candidatos.

“As negociações e articulações políticas vão continuar até o dia do registro da candidatura. E então, hipoteticamente, no cenário de campanha, provavelmente Lula não vai interferir diretamente nesse cenário. Não significa que ele não virá a Maceió. Pode ser que venha, mas o mais plausível é que ele não entre em disputas, em campanhas onde as disputas estão dessa maneira, onde se tem duas candidaturas possíveis de serem apoiadas. Acho possível que Lula apoie as duas candidaturas, sim, principalmente se ele conseguir ter evidência de que Rafael Brito seja um candidato que possa levar a eleição para o segundo turno”, avalia a cientista política em contato com a Tribuna.