Roberto Baia

Responsabilidade social

Roberto Baia 08 de maio de 2024
Responsabilidade social
Paulo Dantas e presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Assessoria

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste. A continuidade deste empreendimento está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), do Governo Federal, em sua terceira fase, graças à responsabilidade social e fiscal e de gestão no governo Paulo Dantas.

Acesso à água

Devido à habilidade do governo e interesse em assegurar o acesso à água nos municípios da região Agreste e Sertão, mais uma etapa – a quinta do Canal do Sertão –, será autorizada com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e garantida pelo governador Paulo Dantas, nesta quinta-feira, 9, na cidade de São José da Tapera, em agenda prevista para começar a partir das 16h.

Canal do Sertão

O Trecho do Canal do Sertão Alagoano vai se estender do Km 123,4 ao Km 150, abastecendo milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores. Quanto aos investimentos do Governo Federal nesta etapa, o custo da obra será de R$ 565.951.268,60.

Mandatos cassados


Durante sessão ordinária realizada na última segunda-feira, 6, foi determinada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a cassação dos mandatos dos vereadores de Porto Real do Colégio. Conforme o relator do caso, o desembargador eleitoral Sérgio de Abreu Brito, mais da metade dos votos dados aos candidatos a vereador foi anulado. Desta forma, a eleição foi considerada viciada e não se pôde permitir que a vontade da minoria prevaleça.

E nesta quinta-feira, 9, acontecerá na cidade, uma eleição suplementar. O motivo da nova eleição é a cassação dos diplomas e mandatos de todos os vereadores do município que foram eleitos no pleito de 2020.

Eleição suplementar


“Assim, diante desse contexto jurídico, ou seja, da imperiosa necessidade de prestigiar o postulado da soberania popular, acompanhando o parecer do Ministério Público, meu voto é no sentido de cassar todos os diplomas e mandatos eletivos de vereador do município de Porto Real do Colégio do pleito de 2020 e, por conseguinte, determinar a realização de eleição suplementar ao aludido cargo”, informou o magistrado, desembargador eleitoral Sérgio de Abreu Brito.

Votos válidos


Nas duas ações judiciais relativas ao caso, foram cassados oito dos onze vereadores de Porto Real do Colégio, sendo anulados 8.613 votos. Dos 11.782 votos totais da eleição de 2020, apenas 3.151 foram considerados válidos para o cargo de vereador (Partido Republicanos).

Vale lembrar que antes da cassação dos mandatos de todos os eleitos para o legislativo municipal de Porto Real do Colégio, a política da cidade já vivia um impasse, com o afastamento da mesa diretora da Câmara e as constantes confusões entre os vereadores, para definir quem presidiria a sessão.

Em Arapiraca


O prefeito Luciano Barbosa visitou, na tarde de última segunda-feira, 6, o prédio da antiga estação ferroviária de Arapiraca, localizado na área central da cidade. O local vai abrigar a Estação Digital de Arapiraca.

Além do prefeito, o secretário municipal de Infraestrutura, Roany Izidoro, engenheiros e arquitetos acompanharam a visita ao antigo prédio da estação ferroviária.

Universo digital


A proposta do prefeito Luciano Barbosa é ofertar um espaço para os jovens arapiraquenses para o universo digital e contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio da difusão e promoção de tecnologia, inovação, empreendedorismo e economia criativa, além de preservar o local que guarda a memória histórica da cidade no ano do seu Centenário.

Em alerta


Na manhã de ontem, um deslizamento avistado em uma área que pertence à Mineradora Vale Verde, em Craíbas, deixou os moradores de áreas próximas em alerta. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a terra deslizando em uma espécie de morro durante a chuva.

Estão com medo


De acordo com informações, os moradores temem que, caso os deslizamentos continuem, ocorra um transbordamento da barragem de rejeitos da mineradora, que pode contaminar o solo e prejudicar a agricultura.

Em nota, a Mineradora Vale Verde informou que o deslizamento não tem relação com a barragem.


... Depois do sucesso do 2º Festival do Camarão, realizado no final de abril, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae, já está preparando uma nova experiência gastronômica que vai abrilhantar a noite do arapiraquense.

... O I Festival do Cuscuz acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.

... Este será o segundo de cinco festivais a acontecer em 2024, ano em que a cidade de Arapiraca comemora seu centenário. É também a primeira feira gastronômica inédita a ocorrer no ano, ampliando o Circuito de Festivais iniciado com o Festival do Camarão.