Turismo
A força da gastronomia na construção do turismo no Litoral Norte
Maragogi mantém o pioneirismo da hotelaria e da gastronomia na região
Ao longo dos últimos 30 anos, quando teve o primeiro impulso do turismo na região, hoje conhecida como Costa dos Corais, a gastronomia sempre esteve ao lado, e por isso, acabou adquirindo um papel relevante nas viagens, passando a ter uma função mais experiencial, no qual o viajante busca degustar os pratos da culinária típica, percorrer rotas da culinária e conhecer empreendimentos gastronômicos dos destinos, o que tem se constituído em uma experiência turística. Maragogi, município considerado pioneiro na exploração hoteleira, também leva o título no pioneirismo da culinária em todo o litoral Norte de Alagoas.
Essa história, que começou com a família Laranjeiras, quando Gilberto e Sônia Laranjeiras chegaram a Maragogi, em 1993, com dois filhos, vindos do Recife, a terra natal, para morar no povoado de Peroba, onde passaram quatro anos. Um dia, tomaram a decisão, segundo os próprios, mais acertada da vida deles: venderam a casa daquele povoado e compraram um barzinho na orla urbana de Maragogi. E ali, no espaço daquele barzinho simples, ergueram um restaurante.
Assim surgiu o restaurante Frutos do Mar, inaugurado em 18 de novembro de 1993, numa época em que novos empresários do local enfrentavam várias dificuldades, onde falta de água e energia elétrica eram problemas constantes. Partindo para 31 anos, sendo o pioneiro, a data foi lembrada pela empresária Isabella Laranjeiras, atual diretora do Frutos do Mar Beach Club. ``Era uma época difícil para todos. Mas tanto eu quanto meu irmão, Betinho, apesar de sermos bem jovens e ainda estudarmos, já ajudávamos nossos pais na administração. Nossas vidas sempre foram de muito trabalho, desde cedo. Nunca conquistamos nada fácil”.
E foi Gilberto Laranjeiras, empresário visionário, que ainda teve a ideia de explorar comercialmente as piscinas naturais de Maragogi, as mais famosas delas, as Galés, de forma bem profissional. Então comprou uma pequena lancha, e ele próprio transportava os turistas, por um valor até bem pequeno, que servia até de motivo de gozação. Mas ele não desistiu. E ao longo do tempo, o negócio se expandiu tanto que o bem sucedido empresário comprou um catamarã com capacidade para 20 pessoas; depois, adquiriu outro, com 40 lugares; daí um outro, para carregar 80 pessoas; até chegar no maior, que suporta 120 tripulantes. Hoje, a família possui três catamarãs de 120 lugares.
Em meados de 2012, os Laranjeiras viram que aquele espaço do antigo restaurante já não suportava as demandas do público. Então adquiriram uma área maior e reinauguraram o novo Frutos do Mar, agora receptivo e beach club. O objetivo primordial foi trazer mais conforto e mais qualidade no atendimento para os visitantes. Reabriram o novo espaço em 18 de dezembro de 2013, com os patriarcais sempre à frente, até o ano de 2017. Em novembro daquele mesmo ano, o casal transferiu a administração para a filha, que vem gerindo até hoje.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver