Cidades

Temporal ameaça transbordar os rios em Alagoas

Semarh monitora situação e alerta para aumento de volume em diversos cursos d’água no interior e em riachos na capital

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 08/05/2024 08h36 - Atualizado em 08/05/2024 08h40
Temporal ameaça transbordar os rios em Alagoas
Chuvas deixam ruas alagadas, provocam transtornos e muita confusão no trânsito da capital alagoana - Foto: Sandro Lima

Alagoas assiste estarrecida a tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul sem tirar a atenção para as chuvas que insistem em cair sobre o Estado desde a última segunda-feira (6), com curtos períodos de trégua. Desde então, o litoral de Alagoas – Norte e Sul –, Zona da Mata, Agreste e baixo São Francisco estão sob constante monitoramento dos órgãos que acompanham a evolução das chuvas no território alagoano.

A previsão meteorológica é de que as chuvas se prolonguem até amanhã. Segundo o meteorologista Vinicius Pinho, da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), hoje deve chover bem menos, mas amanhã deve voltar a chover com intensidade em todo o Estado novamente.

O monitoramento hidrometeorológico realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas da Semarh também alertou para o aumento do volume dos rios Coruripe, Piauí, Camaragibe, Jequiá, Conduípe, como também dos riachos Jacarecica e Silva e a Lagoa Manguaba. Todos estão com níveis elevados e em evolução. “Os rios Jequiá e Canduípe já apresentam pontos de inundação”, salientou Vinícius Pinho.

“Para hoje, a previsão é de tempo nublado, com possibilidade de chuva pela manhã e aumento das instabilidades e chuvas isoladas no decorrer da tarde e noite. Já amanhã, previsão de chuvas isoladas nos três períodos do dia”, adiantou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, ontem, alerta vermelho devido ao acumulado de chuvas para 75 municípios alagoanos. Conforme o aviso, são chuvas acima de 60 milímetros por hora e superiores a 100 milímetros por dia. O Inmet aponta ainda o risco de alagamentos.