Blog do Dresch

1 de Maio de 2018

Governo Presente supera a expectativa

Milhares de pessoas foram atendidas na última quinta-feira, em Cacimbinhas, e sexta, em Dois Riachos nas duas mais recentes edições do Governo Presente nestes dois municípios. O Dia D do Governo Presente foi coordenado pelo secretário executivo de Integração Política e Social, Adrualdo Catão, que responde interinamente pelo Gabinete Civil do Governo do Estado. A participação popular nos dois dias superou a expectativa da coordenação do evento, na oferta de serviços gratuitos de saúde, lazer e cidadania. “Este programa norteia as ações de governo e busca a integração, a afirmação da cidadania e a atenção ás principais necessidades da população do interior do Estado” acentuou Catão.

 

Renovar o Congresso Nacional

Um grupo de organizações de destaque no país lançou a campanha “Um Novo Congresso” que propõe uma mudança drástica no Legislativo. O foco é conscientizar o eleitor de que a mudança é possível através do voto, que deve ser destinado aos candidatos que apoiem princípios como redução da desigualdade, não violência e enfrentamento da corrupção. No manifesto distribuído via internet, o Congresso é acusado de proteger “um governo que afunda na corrupção” de estar “dominado por bancadas que defendem outros interesses” de ter “baixo nível ético e político”. O texto salienta ainda que o Congresso foi o responsável pelas grandes mudanças no país citando o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A iniciativa já soma 30 organizações como Rede Nossa São Paulo. Instituto Ethos, Oxfam Brasil, Atletas pelo Brasil entre outras.

A mesada do Pezão

O operador do esquema de corrupção no Rio de Janeiro, Carlos Miranda, revelou, em delação premiada homologada pelo ministro Dias Toffoli (STF), afirmou que o grupo pagava uma mesada de R$ 150 mil ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMSB). Entre 2007 e 2014 a propina incluiu décimo terceiro salário e dois bônus anuais no valor de R$ 1 milhão cada. O depoimento de Miranda já foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça, corte competente para julgar o governador. A assessoria de Pezão divulgou nota dizendo que ele “repudia com veemência estas mentiras”.

Denúncias necessárias

O canal mais propício para comunicar as violações dos direitos humanos no Brasil, o Disque 100, recebeu 142.665 denúncias em 2017, superior ás 133.061 registradas em 2016. A liderança continua sendo de violações contra crianças e adolescentes, seguidas por violações contra idosos e pessoas com deficiência. Os dados são da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos. Somente as denúncias de violações de crianças e adolescentes alcançou 84.049 no ano passado, 10% a mais que 2016. Muitas denúncias envolvem mais de um tipo de violação e mais de uma vítima, assim foram contabilizadas 130.224 crianças e adolescentes vítimas de violações em 2017 e 166.356 casos de violações.

Denúncias necessárias 2

Ainda sobre a violação contra crianças e adolescentes, o maior número envolve crianças entre 4 e 7 anos de idade e em 45% ocorrem na casa da vítima. Os tipos mais comuns de violações são de negligência, violência psicológica e violência sexual. A violência contra idosos gerou 33.133 denúncias e 68.870 violações. As principais violações são negligência (56,47%), violência psicológica (42,82%) e abuso econômico e financeiro. Violações contra deficientes chegou a 11.582 denúncias. Contra o público LGBT, foram 1.720 denúncias. Destas, 70% tinham elementos de discriminação, 53% violência psicológica e 31% de violência física.

Restos de um planeta perdido

Um estudo publicado na revista Nature revelou que já houve um planeta perdido que fez parte do nosso Sistema Solar. O referido estudo é assinado por cientistas da Suíça, França e Alemanha e segundo eles os diamantes encontrados dentro de um meteorito – batizado de Almahat Sitta- indicam que é provável que as pedras preciosas tenham sido formadas em um protoplaneta de pelo menos 4,5 bilhões de anos. O meteorito caiu no deserto de Núbia, no Sudão em 2008 e os diamantes encontrados dentro deles continham minúsculos cristais, cuja formação teria exigido uma grande pressão, de acordo com os estudiosos.

 

 

Restos de um planeta perdido 2

Os cientistas mostram no estudo que os grandes diamantes não podem ter sido resultado de choque, mas sim de um crescimento que aconteceu no interior de um planeta. Eles consideraram ainda que o misterioso planeta pode ter sido tão grande quanto Mercúrio ou Marte. Disseram anda que no início o Sistema Solar tinha muitos planetas e alguns deles eram pouco mais que massa de magma. Acredita-se que um destes corpos celestes embrionários, colidiu com a jovem Terra e os restos desta colisão acabaram formando a Lua, o nosso satélite.

 

 

  • Ao participar da 30ª edição da Festa do Trabalhador, realizada em Carneiros no último sábado, o governador Renan Filho deu a notícia que todos queriam ouvir. A rodovia que liga aquela cidade á Santana do Ipanema será totalmente pavimentada.
  • A rodovia, que atualmente é de barro, será devidamente recuperada e terá pavimentação asfáltica. São 14 km entre os dois centros urbanos.
  • O trabalho faz parte do programa Pró-Estrada executado pela Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano, e já atendeu a cerca de 70 municípios em Alagoas, com mais de mil quilômetros de vias recuperadas.
  • A 30ª Festa do Trabalhador reuniu mais de 20 mil pessoas na praça central da cidade, com várias atrações musicais, numa promoção da Prefeitura local e apoio do Governo do Estado.