Marca do Pênalti por Laís Tavares

26 de novembro de 2019

A nova era do Flamengo

Jorge Jesus, conhecido como o Mister, mudou o rumo do Flamengo nas duas principais competições da América Latina em 6 meses. O português conseguiu fazer o time subir da 7ª a 1ª posição isolado, no campeonato brasileiro. Em 34 jogos, foram 24 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas. Com 73 gols marcados, o aproveitamento é de 80%. Comparando com Abel Braga, os números realmente surpreendem.

FOTO: Buda Mendes/Getty Images

É impressionante como um treinador português conseguiu se encaixar tão fácil em um time carioca. O estilo de jogo do Mister é diferente. A agressividade é uma das mais importantes características dos times de Jesus, é um futebol protagonista e rápido, com muitos jogadores à frente da linha da bola. Além disso, a intensidade e pressão marcam o ritmo de jogo.

O primeiro compromisso do Mister pela Libertadores foi contra o Emelec, com muitos desfalques, ele apostou em uma escalação diferente que deu muito errado. O jogo terminou 2×0 para o time equatoriano. No 2º jogo das oitavas de final, o Flamengo virou o resultado e nos pênaltis ficou com a vitória. A partir desse jogo, o grupo ganhou uma confiança que levou o time para a final.

A taça da Libertadores confirma uma nova era do Flamengo com Jesus no comando. Ele trouxe de volta a confiança e o prazer em jogar futebol para o time. E implantou uma filosofia, não conhecida entre os times brasileiros até então, que é aprimorar os passes, as finalizações e as chances criadas por jogo.

Além do sucesso do time, é evidente o quanto o treinador é amado pelos torcedores. Na quarta-feira passada, na saída do Ninho do Urubu, o ônibus com a comissão técnica e jogadores foi abraçado por milhares de flamenguistas, que foram até o CT para desejar boa sorte. A mesma cena se repetiu por torcedores já em Lima, no Peru.

A relação entre o Flamengo e Jorge Jesus já é comentada no mundo inteiro e é visível o legado que vem deixando no time rubro-negro. No domingo passado (24/11), sem entrar em campo, o Flamengo garantiu a taça de campeão do Brasileirão 2019. O prêmio será entregue no próximo jogo contra o Ceará, no Maracanã.

Em dezembro, o time viaja para o Catar para disputar o Mundial de Clubes, que é mais novo objetivo do Mister. Além de conquistar a América do Sul, ele quer a taça do mundial.