Cidades
Orla Lagunar terá nova rede subterrânea de iluminação pública
Obra da Ilumina Maceió contempla mais de 4 mil metros de cabos especiais e reforça a infraestrutura urbana da região do Vergel, que já possui 100% de iluminação em LED

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) iniciou, nesta terça-feira(15), as obras de implantação da nova rede subterrânea de iluminação pública da Orla Lagunar, no bairro Vergel do Lago. A ação é mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió voltada à valorização da região, que já conta com 100% da iluminação pública em LED.
Os serviços executados pela Ilumina preveem a instalação de mais de 4 mil metros de cabos subterrâneos de alumínio classe 2, com dupla isolação. Esse tipo de cabeamento oferece maior resistência mecânica e elétrica, melhor proteção contra ações externas e reduz o risco de furtos, devido ao seu baixo valor comercial. A solução traz mais durabilidade, segurança e confiabilidade ao sistema de iluminação da região.
O presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, reforça a importância da obra e ressalta os trabalhos da Ilumina e da Prefeitura de Maceió na região da Orla Lagunar.
"Estamos implantando uma solução definitiva para um problema histórico da região. A Orla Lagunar tem recebido atenção especial da gestão municipal, e esse novo sistema vai garantir uma iluminação mais estável, segura e resistente, valorizando ainda mais o espaço público, inclusive com ganhos estéticos a uma região que tem uma natureza estonteante e está recebendo todo o cuidado que merece por parte do Prefeito JHC e de suas secretarias”, afirmou.
A rede da Avenida Senador Rui Palmeira, instalada inicialmente com cabos de cobre em infraestrutura subterrânea, passou por alterações ao longo dos anos devido a constantes furtos e rompimentos frequentes durante ações de limpeza com retroescavadeiras, especialmente para a retirada de cascas de sururu acumuladas no local.
Como solução, foi implantada uma rede aérea com cabos de alumínio do tipo quadruplex. No entanto, esse modelo também apresentou problemas operacionais, principalmente pelo contato com a vegetação, que acabou danificando a rede e comprometendo a eficiência da iluminação.
A partir processo de reurbanização da região iniciado pela atual gestão da Prefeitura de Maceió com novas moradias, quadras, parques, centro pesqueiro e uma infraestrutura urbana que garantiu mais condições de trabalho às marisqueiras para o manejo do sururu, tornou-se possível também que a Ilumina retome a implantação da rede de cabeamento subterrâneo e garanta a eficiência do sistema em benefício dos moradores da localidade e de todos os motoristas que transitam em uma das principais vias de chegada e saída da cidade e de conexão direta ao Centro da capital alagoana.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'