Bartpapo com Geraldo Câmara

DESPERDIÇANDO AVIÕES

Bartpapo com Geraldo Câmara 11 de julho de 2025

Ainda por esses dias vi na televisão o espetáculo de queima de um avião lá pelos lados dos garimpos ilegais em terras indígenas. Um espetáculo dantesco proporcionado pela Polícia Federal para impedir atitudes de transporte de minérios pelos garimpeiros ilícitos. E aí me lembrei de tantos outros que vi queimando, além de carros, caminhões, armas e etc. Aí, minha mulher conversando e assistindo ao espetáculo na TV comentou comigo o absurdo que estávamos vendo com a queima de um instrumento que bem poderia servir àqueles que fazem a repressão. Ao em vez de queimar aproveitar. Claro! Queimou acabou com a utilidade de um material que pode mudar de lado.

Que pode servir à polícia e pode servir de maneira incrível economizando o dinheiro do estado e dando a ele uma missão inversa, não de crime, mas de combate ao crime.

Falamos de um avião, mas já vimos espetáculos dessa natureza com carros, caminhões, tratores, sem contar as inúmeras queimas de armas apreendidas. Por que não fazer um planejamento que impeça o uso dessas armas e etc por bandidos e colocar tudo à disposição da justiça, criando a legalização, a ficha histórica e tudo o mais que for necessário para mostrar a licitude do ato de apreensão sem que haja apontamento de arbitrariedade ou coisa que o valha.

Estamos falando de garimpo porque a cena televisiva se passava em um garimpo.

Mas podemos estender a medida para as apreensões feitas de traficantes. Apreensões de carros luxuosos que às vezes permanecem meses em depósitos deteriorando e perdendo seu valor venal. Tudo isto é material que custou o dinheiro ilícito do tráfico e que pode ser inteiramente aproveitado pelas autoridades competentes. Pode ser até que o seja e eu não sei, mas a imagem do avião pegando fogo não demonstra isso. Naquele caso específico, com reforma, com revisão e adaptações poderia ser transformado em poderoso aliado na fiscalização aérea, necessidade, tenho certeza que a Polícia Federal tem para suas investigações. Como o garimpo é ilegal, legal é a apreensão de um instrumento que poderá auxiliar e muito nas missões da PF.

O que nos parece e posso estar enganado é que cenas como aquelas sejam também provocadas com a intenção de demonstração de ação, de cinematografar o espetáculo, de dar cor ao movimento legal, de chamar a atenção, o que não se faz necessário porque o país conhece o trabalho decente da Polícia Federal, confia na instituição que não precisa de incêndios de avião para mostrar sua eficiência. O fato é que, no frigir dos ovos, o que precisamos saber é o que será feito desses garimpos, a que ponto eles poderão ser extintos de vez e suas áreas colocadas à disposição de seus verdadeiros donos. Ou mesmo, sei lá, virarem laboratório e serem conduzidos para uma metodologia competente que possa até, com restrições e com monitoramento, serem utilizados na formação profissional dos indígenas, verdadeiros donos daquelas áreas. Apenas uma ideia, que pode ser involutiva ou uma evolução revolucionária no bom sentido da palavra. Sigo sempre aquela máxima que diz “uma ideia nova não existe e sim uma nova conjugação de velhos elementos”.

Povo indígena existe, ouro existe, garimpo existe e quem sabe se uma nova conjugação desses velhos elementos não acaba por ser útil a gregos e troianos? Haverão de dizer que devo estar ficando louco em imaginar isso. Mas, não existe loucura alguma se for executado com ciência, com tecnologia, com formação, capacitação e qualificação daquele povo e quem sabe, um grande passo para civilizá-lo no melhor sentido da palavra. Ficam aí duas ideias. A primeira nascida do informal papo com minha mulher e a segunda dos meus dedos que enquanto teclam o “noteboolk” ajudam também este escriba a pensar.

FOTONOTAS

ERNANDO TOLEDO – Pessoa super simpática e habilidosa como não poderia deixar de ser com um político maduro que conhece todos os trâmites e que levou para o Tribunal de Contas onde está presidente as formas de conduzir assunto tão sério prestigiando e trabalhando em equipe. Fernando em outras eras já havia demonstrado toda essa gama de qualidades, enquanto deputado, presidente da Assembleia, enquanto prefeito. Mas também tem suas habilidades em atividades esportivas que envolvem a paixão rural que são os cavalos. Gente boa e accessível. Um abraço, amigo!


JOSÉ PAULO GABRIEL – Este é o presidente da JORGRAF, a cooperativa que conduz o nosso querido jornal, Tribuna Independente. Ontem foi dia de festa porque o jornal completou 18 anos. Um jovem como nem todos falando o que pensa, fazendo o que é certo na defesa da sociedade a que pertence. Gabriel está aqui porque é um defensor completo de causas justas, de uma imprensa sadia, séria, respeitável e combativa ao mau jornalismo. A seriedade que cria confiabilidade faz parte desse jovem porém absolutamente maduro jornal. Em época das degradantes “fake news” apenas as “good news” por aqui se estabelecem.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O espírito esportivo do povo brasileiro é visto e sentido em todas as competições. Mas, o mais importante é o emprego desse espírito no dia a dia de cada cidadão.


ALERTAS DO DIA

* O presidente Lula é uma figura até gozada em certos sentidos e em algumas atitudes. Tem gostado de se meter em assuntos internacionais, os mais diversos e, com isto, provoca admiração ou revolta de muita gente, até de estadistas outros. O exemplo mais recente foi a visita que fez a Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina e hoje presa domiciliarmente por atos de corrupção durante seu polêmico mandato. Lula a visitou, homenageou e ainda a defendeu publicamente. Vamos ver a reação do Milei que, aliás já não é muito fã do presidente brasileiro.

* Meu amigo Ronaldo Medeiros, deputado de primeira cepa, acaba de ser eleito presidente estadual do PT - Partido dos Trabalhadores. Pouco se me importa e sigla porque a atividade de Ronaldo, esta sim, terá importância na vida política do estado de Alagoas, já que se trata de uma pessoa trabalhadora, honesta e convincente em todas as suas atitudes. Uma mudança que mexe com as bases do PT no estado que durante anos teve a liderança do deputado federal Paulão. Vamos esperar o resultado da mudança.

* Vamos e venhamos que existem umas barbaridades impressionantes em todos os setores de administração, pública ou privada. Vocês se lembram do ônibus que caiu, ano passado, na subida da Serra da Barriga. Estamos falando de novembro. Pois muito bem, o dito cujo ônibus só agora foi retirado para passar pela devida perícia e a partir daí se tirar dúvida, busca razões do acidente, encontrar culpados e tudo aquilo que normalmente se faz logo após o acidente. Sinceramente, não consigo entender como determinados assuntos são tratados com tanto desprezo.

* Acho que podemos dar os parabéns a todos em relação às festas juninas deste ano que transcorreram dentro da maior tranquilidade nas ruas de todas as cidades de Alagoas. O que precisamos saber com calma é como ficaram os gastos públicos com os eventos e se eles seguiram as recomendações dos poderes constituídos. Outro aspecto também é examinar se os gastos beneficiaram também os artistas locais, uma reivindicação que vem sendo colocada anualmente.

POR AÍ AFORA

# O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesea terça-feira (8), em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O encontro marca um novo momento na parceria estratégica e reforça a disposição mútua em ampliar a cooperação em áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, a paz internacional e o fortalecimento do Sul Global. Durante a cerimônia, Lula destacou a importância da parceria entre os países, e reforçou que a cooperação pode ser decisiva no enfrentamento de desafios globais.

# Donald Trump, ao receber o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca nessa segunda-feira, disse que os Estados Unidos agendaram conversas com o Irã e indicaram progresso em um esforço controverso para realocar palestinos de Gaza. Falando a repórteres no início de um jantar entre autoridades americanas e israelenses, Netanyahu disse que os Estados Unidos e Israel estão trabalhando com outros países que dariam aos palestinos um "futuro melhor", sugerindo que os moradores de Gaza poderiam se mudar para nações vizinhas.

# Xiii! O que será que vai acontecer politicamente nos Estados Unidos depois que Elon Musk firmar o pé e decidir que vai mesmo fundar um novo partido no país? Gente, a tradicional política americana pode sofrer uma modificação radical e influenciada por muitos e muitos milhões de dólares do trilionário que bem sabe investir. Considerando-se que as raivinhas estão acentuadas o tradicionalismo existente entre democratas e republicanos será bem capaz de sofrer um baque histórico.

O “BARTPAPO com Geraldo Câmara” na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “canal Bartpapo”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399