Cidades
Carlito Lima é homenageado com honraria no 9º Prêmio Baobá
Escritor, colunista da Tribuna, recebeu o prêmio no final de semana, em Belém
O escritor alagoano Carlito Lima recebeu, nesse final de semana, em Belém, Pará, uma honraria na 9ª edição do Prêmio Baobá 2025, considerado o Oscar dos contadores de histórias. O mestre das palavras foi agraciado na categoria escritor. A solenidade foi em uma escuna no Rio Amazonas, diante de personalidades literárias de todo o Brasil.
Na premiação, havia também as categorias oral, cinema, outras artes visuais, bibliotecas, além de entidades que contribuíram para contração de história no Brasil.
Bastante honrado com o prêmio, Carlito Lima explicou que ganhou na categoria escritor pelo conjunto das suas obras contando histórias na coluna de sua autoria “Histórias do Velho Capita”, além dos seus livros e romances.
Além do prêmio, Carlito Lima trouxe de volta a Alagoas, elogios de Anna Lyra, vencedora do 9º Prêmio Baobá, no segmento Contação de História Oral.
Sem economizar nos adjetivos, ela disse que amou conhecer “figura tão sábia, amorosa, potente, generosa e divertida como Carlito Lima! O Brasil precisa de homens assim que empreendem pelo bem coletivo! Carlito Lima é mesmo incrível!”, sentenciou.
Carlito Lima é colunista do Jornal Tribuna Independente. Com mais uma obra saindo do forno, o escritor está finalizando o um novo livro “Ulla”. Os escritos serão lançados nesta sexta-feira, dia 18, às, na Casa da Macaxeira, Praça 13 de Maio, nº 84, Poço, das 17 às 21 horas.
“Havia em Maceió uma jovem de nome Ulla, filha de uma negra e de um alemão. Morena dos olhos verdes, boemia, morava na Praça 13 de maio/’, explicou o autor ao completar que todos os homens a desejavam.
“Ela desapareceu de Maceió. Eu inventei uma Ulla apaixonante e escrevi o romance. Como todos os meus romances, a maior parte é passada em Maceió. A época do romance foi no início da urbanização da Pajuçara”, adiantou um pouco do livro.
Militar de carreira, engenheiro, político, boêmio, e autor da consagrada coluna “Histórias do Velho Capita”, Carlito mergulha nos costumes, nos causos e nos percalços de uma Alagoas que pulsa.
São histórias de sua própria vida, contos que viveu e outros que lhes contaram, com imaginação fértil e linguagem simples, em enredos cheios de detalhes e nuances dos lugares, das culturas e das pessoas, desse estado potencialmente rico em natureza exuberante, com a singularidades de quem o conhece muito bem.
Carlito traz, na bagagem, outros 30 livros.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'