Cidades

Sesau disponibiliza apoio psicológico e psiquiátrico para moradores dos Flexais

Serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no antigo Parque da Lagoa

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau 13/12/2023 17h45
Sesau disponibiliza apoio psicológico e psiquiátrico para moradores dos Flexais
Acesso ao serviço de apoio psicológico e psiquiátrico da Sesau para os moradores dos Flexais ocorre de forma espontânea - Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) passou a disponibilizar, a partir desta quarta-feira (13), serviço de apoio psicológico e psiquiátrico para os moradores dos Flexais, localizados no bairro Bebedouro, em Maceió. Os atendimentos ocorrem no Centro Estadual de Esporte e Lazer (CEEL), antigo Parque da Lagoa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

A implantação do serviço de apoio psicológico e psiquiátrico foi assegurada pelo governador Paulo Dantas e pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, na última segunda-feira (11). O anúncio ocorreu durante visita dos gestores às comunidades dos Flexais, após reunião no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, onde foi elaborada a Carta de Alagoas, com ações a serem executadas para minimizar os efeitos nocivos do impacto causado pela extração de sal-gema.

“Estamos prontos para assegurar atendimento e acolhimento na área de saúde mental para todos os moradores dos Flexais neste momento. Juntos iremos superar esse momento difícil, assegurando assistência psicológica e psiquiátrica para todos os moradores que estiverem em sofrimento mental”, destacou o gestor da Sesau.

Para a assessora técnica da Sesau e coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico e Psiquiátrico, Kécia Alcântara, a iniciativa é importante para atender os moradores afetados pelo desastre ambiental ocasionado pela extração de sal-gema na região. “É um momento delicado que exige uma atenção especial do poder público, não apenas para garantir a assistência física, como também resguardar a saúde mental da população”, ressaltou, ao informar que no local também é possível realizar consultas com clínico geral.

Primeiros beneficiados

Para o morador do Flexal, José Paulo dos Santos, de 62 anos, a ação da Sesau é importante e possibilitou a ele realizar uma consulta médica. “Estamos passando por uma situação estressante, que afeta todos nós. É bom saber que temos um atendimento próximo para ajudar a todos”, enfatizou.

A aposentada Edith Silva, de 76 anos, que mora na região há mais de 40 anos, procurou atendimento psicológico e clínico no local. “É uma situação triste e precisamos de toda a ajuda possível. É bom saber que podemos contar com esse apoio próximo a nós”, declarou.

Leia também

Afundamento do solo Após reunião com Lula, políticos alagoanos aceitam deixar rivalidade e buscar soluções para Maceió Reunião Governador Paulo Dantas pede ao presidente Lula que Braskem indenize vítimas, Estado e Municípios Câmara federal Em audiência pública, deputados acusam Braskem de conduta criminosa na atuação em Maceió Deputado Leonam denuncia novo crime ambiental cometido pela Braskem, desta vez em Marechal Deodoro Câmara dos Deputados Maceió afunda desde 2004, apontam técnicos durante audiência pública Após rompimento Moradores do Bom Parto relatam medo e insegurança e pedem realocação Maceió Agência Nacional de Mineração diz que há risco de colapso em outras minas da Braskem Compromisso Moradores dos Flexais, agora, acreditam em realocação Mutange Lagoa invade mais a mina 18 e causa redemoinho Avanço Lula tem pacto com alagoanos para evitar “rusgas” Recursos Naturais Semurb prepara projeto de compensação ambiental Praça Sinimbu Aqui fomos felizes: documentário que conta histórias de famílias afetadas pela mineração será lançado em Maceió Maceió Relatório final da situação de moradores do Bom Parto e Flexais será apresentado em janeiro de 2024 Comissão parlamentar Senado instala CPI da Braskem e Omar Aziz é eleito presidente Afundamento do solo Presidente da Petrobras diz que Braskem age corretamente em Maceió e não deveria ser alvo de CPI Mina 18 Equipamento de monitoramento terá dados consistentes após 10 dias de uso Justiça Federal Em nota, MPF informa que audiência de conciliação com a Braskem terminou sem acordo