Política

Em nota, MPF informa que audiência de conciliação com a Braskem terminou sem acordo

Audiência aconteceu na terça-feira (12) na Justiça Federal em Alagoas e teve participação também de DPU e OAB

Por Tribuna Hoje com Assessoria 13/12/2023 16h36 - Atualizado em 14/12/2023 00h46
Em nota, MPF informa que audiência de conciliação com a Braskem terminou sem acordo
Águas da lagoa invadiram local onde funcionava a mina 18 - Foto: Edilson Omena

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quarta-feira (13) que a audiência de conciliação com a Braskem e realizada na terça-feira (12) na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) terminou sem acordo. Além do MPF, participaram da audiência a Defensor ia Pública da União e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A nota do MPF informa que não houve apresentação de proposta por parte da Braskem, nem de um cronograma para implementação imediata de medidas determinadas através de liminar.

A Braskem alegou discordar da decisão técnica e que pretende entrar com recurso da decisão que determinou indenização dos imóveis de novas áreas atingidas na nova versão do mapa de risco, que inclui imóveis de parte do Bom Parto, da Rua Marquês de Abrantes, Vila Saem e de parte do Farol.

Com o descumprimento da decisão, os órgãos decidiram entrar com petição ao juiz para que seja fixada uma multa à Braskem, para que ela dê início à execução da determinação judicial o quanto antes.

As instituições acreditam também que o cenário de instabilidade política nos últimos dias teve reflexo na conduta da empresa, alterando a atuação da mesma.

Segundo a nota, MPF e DPU se "preocupam com o fomento de insegurança jurídica propagado, o que pode trazer incertezas aos acordos já firmados e põe em risco todas as obrigações que a empresa assumiu".

Confira a nota na íntegra:

"Nota

Na tarde da última terça-feira (12), a audiência de conciliação na Justiça Federal em Alagoas, com participação do MPF, DPU, OAB e Braskem foi encerrada sem a realização de acordo.

A Braskem não apresentou proposta de avanço nas tratativas, assim como deixou de apresentar um cronograma para implementação imediata das medidas determinadas liminarmente, nos autos do processo n. 0813725-97.2023.4.05.8000.

A empresa argumentou que tem discordâncias técnicas e que pretende recorrer da decisão que determinou a indenização dos imóveis das novas áreas abrangidas pelo Mapa de Linhas de Ações Prioritárias (mapa de risco), seja através do Programa de Compensação Financeira (PCF), seja pela desvalorização do imóvel.

A atualização do mapa inclui imóveis em parte do Bom Parto, da rua Marquês de Abrantes e da Vila Saem, além de imóveis no bairro do Farol, todos como área de monitoramento, cuja realocação é opcional.

Diante do descumprimento da decisão liminar, as instituições decidiram peticionar ao juiz para que seja fixada multa para que a empresa dê início à execução da determinação judicial o mais rápido possível.

Para as instituições, a situação dos moradores do Bom Parto é de extrema vulnerabilidade social, sendo necessárias medidas imediatas em relação àquela população.

Diante da inviabilidade de conciliação, as instituições avaliam que o cenário de instabilidade política descortinado nos últimos dias tem reflexos na conduta da empresa, alterando sua atuação. Além disso, MPF e DPU preocupam com o fomento de insegurança jurídica propagado, o que pode trazer incertezas aos acordos já firmados e põe em risco todas as obrigações que a empresa assumiu e que vêm garantindo o monitoramento da área e as ações de estabilização das cavidades, entre tantas outras medidas de reparação e compensação ambiental e sociourbanísticas."

Leia também

Monitoramento MPF se reúne com ANM, CPRM, Defesa Civil Nacional e Braskem sobre medidas para estabilização do solo Afundamento do solo Após reunião com Lula, políticos alagoanos aceitam deixar rivalidade e buscar soluções para Maceió Reunião Governador Paulo Dantas pede ao presidente Lula que Braskem indenize vítimas, Estado e Municípios Câmara federal Em audiência pública, deputados acusam Braskem de conduta criminosa na atuação em Maceió Deputado Leonam denuncia novo crime ambiental cometido pela Braskem, desta vez em Marechal Deodoro Alagoas Assembleia aprova projeto que proíbe venda de fogos de artifício barulhentos Câmara dos Deputados Maceió afunda desde 2004, apontam técnicos durante audiência pública Após rompimento Moradores do Bom Parto relatam medo e insegurança e pedem realocação Maceió Agência Nacional de Mineração diz que há risco de colapso em outras minas da Braskem Compromisso Moradores dos Flexais, agora, acreditam em realocação Mutange Lagoa invade mais a mina 18 e causa redemoinho Avanço Lula tem pacto com alagoanos para evitar “rusgas” Recursos Naturais Semurb prepara projeto de compensação ambiental Praça Sinimbu Aqui fomos felizes: documentário que conta histórias de famílias afetadas pela mineração será lançado em Maceió Maceió Relatório final da situação de moradores do Bom Parto e Flexais será apresentado em janeiro de 2024 Comissão parlamentar Senado instala CPI da Braskem e Omar Aziz é eleito presidente Afundamento do solo Presidente da Petrobras diz que Braskem age corretamente em Maceió e não deveria ser alvo de CPI Mina 18 Equipamento de monitoramento terá dados consistentes após 10 dias de uso