Política

Lula tem pacto com alagoanos para evitar “rusgas”

Reunião para tratar sobre tragédia ambiental ocasionada pela Braskem teve outro entendimento em Brasília, para acalmar ânimos

Por Nigel Santana - editor de política* / Tribuna Independente 13/12/2023 10h20 - Atualizado em 13/12/2023 12h22
Lula tem pacto com alagoanos para evitar “rusgas”
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, garantiu que governos tomarão decisões urgentes no caso Braskem - Foto: Divulgação

Reunidos ontem (12), com o presidente Lula para conseguir junto ao governo federal ações emergenciais devido à tragédia causada pela Braskem em cinco bairros em Maceió, o governador Paulo Dantas (MDB), o prefeito de Maceió, JHC (PL), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e o senador Renan Calheiros (MDB), avançaram, ao que parece, em questões políticas.

De acordo com portais nacionais, a exemplo de G1, Band News, CNN e Poder360, que tiveram acesso a informações sobre o teor da reunião, os participantes do encontro com Lula concordaram que é preciso uma solução urgente para resolver o caos instalado nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

Na saída da reunião, uma outra definição, de acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em uma coletiva de imprensa, Rui Costa afirmou que existe um pacto para evitar disputas políticas no caso Braskem. Claramente, a trégua está relacionada ao teor de críticas mútuas entre o senador Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

“Saímos da reunião com um pacto onde todos se comprometeram a deixar eventuais disputas políticas de lado para colocar em primeiro lugar o interesse da população, a situação da população. Vamos incrementar um conjunto de reuniões buscando solucionar aquela situação, seja do ponto de vista do atendimento da população, como também buscando junto a empresa responsável uma solução técnica, imediata, o mais urgente possível”, declarou o ministro Rui Costa.

Nas redes sociais, em uma publicação postada ontem, o prefeito JHC defendeu que o momento é de união por Maceió. “Na reunião com o presidente Lula, defendi um pacto com governos federal e estadual. Temos que cobrar da Braskem, cuidar das pessoas e investir em habitação”.

A reunião entre o presidente os representantes do Estado e Município durou quase três horas. O presidente Lula, de acordo com o Poder360, pretende fazer uma nova reunião com a bancada de deputados e senadores do Estado, mas não há data marcada.
Além do governador Paulo Dantas, do prefeito JHC, do senador Renan e do presidente da Câmara, Arthur Lira, também estiveram presentes no encontro Renan Filho, ministro dos Transportes; Fernando Farias (MDB), Rodrigo Cunha (Podemos), senador; Isnaldo Bulhões (MDB), deputado federal; Paulão (PT), deputado federal; Rafael Brito (MDB-AL), deputado federal; e André Luiz Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. *Com informações de agências