Cidades

Braskem emite nota e detalha panorama atual de fechamento de minas em Maceió

Segundo a petroquímica, das 35 cavidades que existem em Maceió, nove receberam a recomendação de preenchimento com areia e cinco delas tiveram o procedimento concluído

Por Tribuna Hoje com Assessoria 02/12/2023 15h50 - Atualizado em 02/12/2023 19h10
Braskem emite nota e detalha panorama atual de fechamento de minas em Maceió
Área da Braskem no Mutange - Foto: Edilson Omena

A Braskem emitiu nota de atualização na tarde deste sábado (2) e nele a petroquímica detalha o panorama atual de fechamento das minas de onde era extraído o sal-gema em Maceió, trabalho esse que gerou tremores e subsequente afundamento em pelo menos cinco bairros de Maceió: Bebedouro, Bom Parto, Farol, Mutange e Pinheiro, fato confirmado em estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

De acordo com a empresa, a extração foi encerrada em maio de 2019, mais de um ano após o primeiro tremor de terra nos bairros, registrado em março de 2018. Desde lá, o serviço de tamponamento segue e está em 70% de andamento.

De 35 poços, informa a Braskem, nove tiveram a recomendação de preenchimento com areia e cinco deles tiveram o procedimento concluído, três estavam com o serviço em andamento e uma das minas está pressurizada, sem ter mais necessidade do preenchimento com areia.

Outras cinco tiveram confirmado status de autopreenchimento e as 21 restantes estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sete com o trabalho concluído. A mina 18 era uma das que estava com o tamponamento em andamento e teve os trabalhos suspensos por conta da 'movimentação atípica do solo'.

Confira o informe na íntegra:

"ATUALIZAÇÃO – BRASKEM 

MACEIÓ, 02/12, 14H

A área de risco do mapa definido pela Defesa Civil municipal está 100% desocupada. Os moradores de 23 imóveis que ainda resistiam em permanecer nessa área de risco foram realocados pela Defesa Civil, por determinação judicial.

Importante lembrar que a área de resguardo no bairro do Mutange onde fica a mina 18, cuja realocação preventiva foi iniciada pela Braskem em dezembro de 2019, está desocupada, sem nenhuma pessoa residindo na região desde abril de 2020.

Os dados atuais de monitoramento demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e que essa acomodação poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta. Todos os dados colhidos estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades, com quem a Braskem vem trabalhando em estreita colaboração.

A Braskem continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange.

SITUAÇÃO DAS CAVIDADES

A extração de sal-gema em Maceió foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse plano registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025.

Das 35 cavidades, 9 receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, 5 tiveram o preenchimento concluído, em outras 3 os trabalhos estão em andamento e 1 já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento com areia.

Além dessas, em outras 5 cavidades foi confirmado o status de autopreenchimento.

As demais 21 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 7 delas o trabalho já foi concluído. As atividades para preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento e foram suspensas preventivamente devido à movimentação atípica no solo.

Todo o trabalho segue prazos pactuados no âmbito do plano de fechamento, que é regulamente reavaliado com a ANM."

Leia também

Caso Braskem 'Os últimos anos de Alagoas, não só de Maceió, são de terror', diz Movimento pela Soberania Popular na Mineração Maceió Prefeitura vai se reunir com Ministério da Pesca para definir auxílio a pescadores e marisqueiras Esclarecimento JHC se reúne com moradores do Bom Parto e orienta comunidade sobre ações da Prefeitura Utilidade Pública Prefeitura de Maceió divulga perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange Colapso em mina Desenvolvimento Social continua recebendo famílias do Mutange nos abrigos provisórios Em Maceió Defensoria Pública cobra inclusão dos Flexais em mapa de área de risco Abalo sísmico Enfermagem do hospital Sanatório é liberada do serviço até a definição da situação da unidade hospitalar Nota CBTU interrompe operação de trens após protestos e bloqueios de moradores nas linhas Parceria CFOAB se coloca à disposição para atuar, junto à OAB/AL, na redução de danos no caso da Mina 18 Colapso em mina Prefeito JHC acompanha inspeção da Marinha em área da Lagoa Mundaú Em Maceió Coordenador da Defesa Civil de Maceió diz que trade turístico deve manter as atividades normalmente Protesto Moradores do Bom Parto cobram da Braskem indenizações após serem retirados de suas casas Bebedouro Moradores dos Flexais protestam por realocação Reunião Em audiência com MPT/AL, Braskem confirma retirada de trabalhadores de área de risco Afundamento do solo Conselho de Arquitetura e Urbanismo manifesta preocupação nos bairros afetados Magnitude 0,39 Defesa Civil de Maceió informa que registrou abalo sísmico a 330 metros de profundidade Alerta Defesa Civil de AL segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais Risco de colapso Governo Federal reconhece decreto de emergência de Maceió Conselho Nacional de Justiça Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió Mina 18 Defesa Civil de Maceió diz que mais um abalo sísmico foi registrado, na madrugada deste sábado