Cidades

Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió

Bairros na capital alagoana estão afundando por causa de mineração da Braskem

Por Agência Brasil 02/12/2023 09h03 - Atualizado em 02/12/2023 11h36
Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió
Região do Mutange tem risco de colapso em mina - Foto: Edilson Omena

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai acompanhar a situação emergencial decretada em Maceió pelo afundamento de uma mina de exploração de sal-gema da Braskem.

De acordo com o CNJ, o agravamento da situação será analisado pelo Observatório de Causas de Grande Repercussão, órgão que tem a função de monitorar processos sobre desastres e demais questões com grande repercussão.

A questão do afundamento provocado pela mina é acompanhada pelo observatório desde 2019. Estão em tramitação na Justiça pelo menos três ações civis públicas que tratam dos danos ambientais provocados pela empresa e para anular o acordo feito pela prefeitura de Maceió para indenização pelos prejuízos causados com o afundamento.

Mais cedo, o governo federal autorizou o reconhecimento do estado de situação de emergência na capital alagoana.

A situação é mais grave nos bairros de Mutange, Pinheiro e Bebedouro, que sofreram nos últimos dias abalos sísmicos devido à movimentação da cavidade de uma das minas da Braskem.

Na quinta-feira (30/11), a prefeitura de Maceió decretou situação de emergência por 180 dias por causa do iminente colapso da mina 18, que pode provocar o afundamento do solo em vários bairros. A área já está desocupada e a circulação de embarcações da população está restrita na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.

A Defesa Civil de Maceió informou que a última medição apontou que a movimentação vertical acumulada na área é de 1,42 metro e a velocidade vertical é de 2,6 centímetros por hora.

Em nota, a Braskem disse que continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, tomando as medidas cabíveis para minimização do impacto de possíveis ocorrências e que a área está isolada desde terça-feira (28/11). A empresa ressalta que a região está desabitada desde 2020.

Leia também

Afundamento Como medo de um grande desastre, moradores de áreas de risco transportam o que podem Diz especialista Três minas estão para entrar em colapso Bairros afetados Moradores denunciam truculência em despejo de residências no Pinheiro Caso Mutange Governador tem reunião agendada com presidência da República para debater minas da Braskem Caso Mutange Prefeito de Maceió, JHC, sobrevoa área de risco para monitorar rachaduras Defesa Civil Ministro da Integração Regional participa de reunião técnica sobre risco de colapso de mina da Braskem Colapso em mina Desenvolvimento Social continua recebendo famílias do Mutange nos abrigos provisórios Em Maceió Defensoria Pública cobra inclusão dos Flexais em mapa de área de risco Abalo sísmico Enfermagem do hospital Sanatório é liberada do serviço até a definição da situação da unidade hospitalar Nota CBTU interrompe operação de trens após protestos e bloqueios de moradores nas linhas Parceria CFOAB se coloca à disposição para atuar, junto à OAB/AL, na redução de danos no caso da Mina 18 Colapso em mina Prefeito JHC acompanha inspeção da Marinha em área da Lagoa Mundaú Protesto Moradores do Bom Parto cobram da Braskem indenizações após serem retirados de suas casas Em Maceió Coordenador da Defesa Civil de Maceió diz que trade turístico deve manter as atividades normalmente Bebedouro Moradores dos Flexais protestam por realocação Reunião Em audiência com MPT/AL, Braskem confirma retirada de trabalhadores de área de risco Afundamento do solo Conselho de Arquitetura e Urbanismo manifesta preocupação nos bairros afetados Magnitude 0,39 Defesa Civil de Maceió informa que registrou abalo sísmico a 330 metros de profundidade Alerta Defesa Civil de AL segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais Risco de colapso Governo Federal reconhece decreto de emergência de Maceió