Cidades
AL tem 15 trechos de praia impróprios para banho
Boletim do IMA alerta para riscos em áreas da capital e com a floração de algas
Alagoas tem 15 trechos de praia impróprios para banho. O número é do boletim de balneabilidade do litoral alagoano divulgado na quinta-feira (19) pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
O levantamento indica que 53 pontos monitorados estão próprios para banho.
O cenário mais favorável foi registrado no litoral sul. Das áreas avaliadas, 22 foram consideradas adequadas para recreação. Apenas um trecho, localizado próximo à foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, apresentou restrição.
Em Maceió, a situação é inversa. Entre os 20 pontos analisados na capital, 11 não atenderam aos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), concentrando a maior parte das áreas impróprias do estado.
Alerta ambiental
O IMA também orienta atenção redobrada em trechos onde há registro de floração de algas, especialmente entre a região da Avenida e o bairro do Sobral. Mesmo quando a água está classificada como própria, a presença excessiva de algas pode representar risco à saúde dos banhistas.
No litoral norte, o monitoramento apontou que três pontos em Maragogi foram considerados impróprios, entre os 25 locais avaliados na região.
De acordo com os critérios do Conama, uma praia é classificada como própria quando, em pelo menos 80% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, os níveis da bactéria Escherichia coli não ultrapassam 800 NMP por 100 ml de água. A condição de imprópria é aplicada quando esse limite é excedido ou quando a amostra mais recente apresenta valor superior a 2.000 NMP.
O boletim completo, com a lista atualizada dos pontos monitorados, pode ser consultado no site do IMA, na página de balneabilidade: 👉 https://www.ima.al.gov.br/balneabilidade
Mais lidas
-
1De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
2proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
3Litoral Norte
Criança de 4 anos morre afogada em piscina de residência em Tabuba
-
4Luto na política
Morre Edlúcio Donato, presidente do Podemos em Maceió
-
5Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega



