Cidades

Prefeitura de Maceió divulga perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange

Objetivo é esclarecer dúvidas sobre afundamento na região do Mutange, próximo ao antigo CT do CSA

Por Secom Maceió 02/12/2023 10h31 - Atualizado em 02/12/2023 12h15
Prefeitura de Maceió divulga perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange
Mina 18 fica em trecho interditado no bairro do Mutange - Foto: Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió divulgou na manhã deste sábado (2) várias perguntas e respostas para esclarecer a população sobre o risco de colapso da mina número 18, localizada no bairro do Mutange, próximo ao antigo Centro de Treinamento do CSA.

Confira:

Onde fica a mina que pode desabar?

A mina nº 18 fica próximo ao antigo CT do CSA, no Mutange, próximo à lagoa Mundaú. A área já está desocupada e passa por monitoramento 24 horas por dia pela Defesa Civil de Maceió.

Quais áreas podem ser diretamente atingidas com o afundamento da mina?

A área do entorno da mina, que já não possui mais moradores. Essa região fica na área 00 do Mapa de Ações de Linhas Prioritárias versão 4, que já indicava realocação da população.

Quem precisa sair de casa?

Há uma decisão judicial que determina a saída de 27 famílias da área de risco 00, definida pelo Mapa de Ações de Linhas Prioritárias (versão 4). A Justiça Federal está fazendo o cumprimento da decisão e quase todas já foram retiradas do local.

De forma preventiva, a Prefeitura atua para a retirada voluntária de moradores da região ribeirinha próxima à mina que apresenta risco de colapso, em parte do Bom Parto e Flexal.

Quais locais disponibilizados pela Prefeitura para acolher a população?

As famílias do Bom Parto e Flexal poderão ser acolhidas na Casa de Passagem Familiar (Jaraguá) e as escolas Senador Rui Palmeira, Higino Belo, Maria Carrascosa, Antídio Vieira, Orlando Araújo, Manoel Pedro, Brandão Lima, Pompeu Sarmento e Lenilton Alves. Os abrigos contam com colchões, alimentação, kits de higiene e limpeza, além de segurança e a assistência de equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Já as tratativas relacionadas às famílias que ficam na área 00 do Mapa de Ações de Linhas Prioritária versão 4 estão sendo adotadas pela Braskem.

Qual a mudança no novo Mapa de Ações de Linhas Prioritárias (versão 5)?

No novo mapa, foram acrescentadas novas áreas de monitoramento nos bairros do Bom Parto, Farol e Bebedouro, e áreas que anteriormente eram apenas de monitoramento no Bom Parto, passaram a ser de realocação. Confira aqui o novo mapa.

Quantas minas foram preenchidas?

Três minas preenchidas completamente (7, 17, 19)

Seis minas com previsão para preenchimento total até 2025. (4, 27, 11, 25, 2, 18)

A sonda da mina nº 18 foi sugada pelo afundamento do solo?

Não, a mina estava sendo monitorada pela Defesa Civil de Maceió quando foi detectado o aumento do afundamento. O preenchimento desta mina ainda seria iniciado.

Em qual canal posso procurar ajuda?

Por meio do 199 da Defesa Civil de Maceió, que funciona 24 horas por dia.

Quem solicitou a ordem judicial para a retirada compulsória dos moradores que residiam a saída da área 00?

A decisão judicial determinou a remoção de todos resistentes da área de criticidade 00 e a Defesa Civil Municipal foi notificada para auxiliar no cumprimento integral da referida decisão.

A provocação surgiu de uma solicitação da Braskem nos autos da ACP n° 0808223-17.2022.4.05.8000

Há possibilidade de colapso de outras minas na região?

No momento essa possibilidade é remota.

Há um plano para ser executado caso a mina venha a colapsar?

Sim, já existe um plano de contingência dos bairros afetados pelo afundamento do solo, e outro que foi produzido esta semana pelo gabinete de crise, montado especialmente para este caso, que prevê locais de acolhimento. Várias secretarias e órgãos estão envolvidos, uma força tarefa.

Qual o tamanho da mina? caso ela venha a colapsar, qual o tamanho da cratera?

Antes de apresentar o colapso, a mina possuía 500 mil metros cúbicos. Não há como prever o tamanho da cratera que se formará com o colapso.

Quais os canais oficiais da Prefeitura?

Site - https://maceio.al.gov.br/noticias

Instagram - https://instagram.com/prefeiturademaceio?igshid=NGVhN2U2NjQ0Yg==

Telefone - 199 (Defesa Civil)

WhatsApp para receber informações - (82) 99949-9612 (precisa adicionar o número)

Leia também

Bairros afetados Moradores denunciam truculência em despejo de residências no Pinheiro Caso Mutange Secretário de Estado da Saúde convoca reunião do Comitê Operativo Emergencial Caso Mutange Governador tem reunião agendada com presidência da República para debater minas da Braskem Caso Mutange Prefeito de Maceió, JHC, sobrevoa área de risco para monitorar rachaduras Defesa Civil Ministro da Integração Regional participa de reunião técnica sobre risco de colapso de mina da Braskem Colapso em mina Desenvolvimento Social continua recebendo famílias do Mutange nos abrigos provisórios Em Maceió Defensoria Pública cobra inclusão dos Flexais em mapa de área de risco Abalo sísmico Enfermagem do hospital Sanatório é liberada do serviço até a definição da situação da unidade hospitalar Nota CBTU interrompe operação de trens após protestos e bloqueios de moradores nas linhas Parceria CFOAB se coloca à disposição para atuar, junto à OAB/AL, na redução de danos no caso da Mina 18 Colapso em mina Prefeito JHC acompanha inspeção da Marinha em área da Lagoa Mundaú Protesto Moradores do Bom Parto cobram da Braskem indenizações após serem retirados de suas casas Em Maceió Coordenador da Defesa Civil de Maceió diz que trade turístico deve manter as atividades normalmente Bebedouro Moradores dos Flexais protestam por realocação Reunião Em audiência com MPT/AL, Braskem confirma retirada de trabalhadores de área de risco Afundamento do solo Conselho de Arquitetura e Urbanismo manifesta preocupação nos bairros afetados Magnitude 0,39 Defesa Civil de Maceió informa que registrou abalo sísmico a 330 metros de profundidade Alerta Defesa Civil de AL segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais Risco de colapso Governo Federal reconhece decreto de emergência de Maceió Conselho Nacional de Justiça Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió Mina 18 Defesa Civil de Maceió diz que mais um abalo sísmico foi registrado, na madrugada deste sábado