Cidades
MPF se reúne com ANM, CPRM, Defesa Civil Nacional e Braskem sobre medidas para estabilização do solo
Técnicos asseguraram que rede de monitoramento é adequada; novo DGNSS já foi instalado nas proximidades do local onde a Mina 18 rompeu

Na tarde de segunda-feira (11), o Ministério Público Federal reuniu-se com técnicos da Defesa Civil Nacional, da Agência Nacional de Mineração, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e da Braskem para discutir sobre a situação atual da rede de monitoramento e sobre a revisão dos planos de fechamento das minas pela ANM, após o colapso da Mina 18, ocorrido no domingo, dia 10 de dezembro, na Lagoa Mundaú, em Maceió/AL.
A reunião, coordenada pelas procuradoras da República Juliana Câmara, Julia Cadete e Roberta Bomfim, buscou informações atualizadas sobre os possíveis impactos causados à rede de monitoramento pelo colapso da mina, bem como sobre a recomendação expedida à ANM, em 29 de novembro, orientando que o órgão de fiscalização minerária do Brasil reexaminasse os planos de fechamento de minas já aprovado.
Os técnicos presentes à reunião confirmaram que não houve danos à rede de monitoramento e que a unidade de DGNSS perdida em decorrência do dolinamento da Mina 18 já estava em vias de ser reposto, com o uso de um helicóptero, para que seu posicionamento fosse o mais próximo possível do local onde estava o equipamento anterior. Todos concordaram que a rede de monitoramento é adequada e que não há providências a serem adotadas para aperfeiçoá-la ainda mais.
A ANM confirmou que fará um reexame dos planos de fechamento de minas da Braskem, e que priorizará as cavidades mais próximas da M#18. Os técnicos das agências destacaram que as frentes de lavra com indicação de preenchimento continuam com a mesma indicação e que o reexame se concentrará nas cavidades que estavam com indicação de monitoramento.
À Braskem foi solicitado que realize, assim que possível, os estudos de sonar nas cavidades pendentes de preenchimento e mais próximas ao local onde a M#18 rompeu, especialmente nas M#20 e M#21, de modo a dar seguimento à investigação pela ANM de quaisquer danos colaterais causados pelas movimentações recentes no solo.
Pela Defesa Civil Nacional foi destacada a importância de que as intervenções para estabilização do solo sejam retomadas o mais rápido possível, uma vez que, antes do evento com a M#18, todos os dados indicavam que a redução na velocidade de afundamento da área afetada, o que aponta para o acerto das medidas adotadas.
Ao final, ficou definido que a Braskem informará imediatamente ao MPF o cumprimento da reinstalação do DGNSS, da retomada das atividades de estabilização e dos estudos de sonares nas cavidades mais próximas à M#18, assim que possível.
O MPF também pediu que a empresa se manifeste formalmente sobre o cumprimento da cláusula 41 do acordo socioambiental que prevê o prazo de 45 dias para a Braskem contratar empresa especializada para a realização de Diagnóstico Ambiental e elaboração de Plano Ambiental específico à identificação dos danos causados e a apontar medidas para repará-los.
Em tempo
Já no início da noite, técnicos da Braskem informaram a reinstalação do DGNSS próximo à M#18 por intermédio de helicóptero. O equipamento passará por 24 horas de comissionamento para que os dados por ele captados voltem a ser transmitidos à plataforma de monitoramento.
Leia também
Reparações Caso Braskem: entenda acordos coletivos firmados por MPF, MP/AL e DPU Cinco localidades Prefeitura concorda com ação da Defensoria e firma compromisso por realocação de moradores Carta de Alagoas Paulo Dantas garante realocação de moradores dos Flexais, Bom Parto e demais regiões afetadas pela Braskem Danos ambientais Braskem é intimada pelo IMA a mostrar medidas de controle e redução de impactos após colapso de mina Repactuação Governo do Estado defende que Maceió reveja acordo bilionário com a Braskem Rompimento da mina 18 Lula terá reunião com governador Paulo Dantas e prefeito JHC sobre crise em Maceió Monitoramento Aparelho se perde com rompimento da mina 18 Lagoa Mundaú Pescadores denunciam mortandade após colapso Litoral Norte “Mineradora não vai explorar em Paripueira” Ações Governo anuncia medidas para vítimas da empresa Braskem Entrevista à CNN Renan defende “cessar-fogo” com Lira para resolver impasse com a Braskem Palácio do Planalto Reunião entre Lula, Renan e Lira sobre Braskem é marcada por tensãoMais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia