Política

Paulo Dantas garante realocação de moradores dos Flexais, Bom Parto e demais regiões afetadas pela Braskem

Governador leu a Carta Alagoas e afirmou que a mineradora não ficará impune ao crime que cometeu

Por Rafael Maynart / Agência Alagoas 11/12/2023 18h48 - Atualizado em 12/12/2023 10h08
Paulo Dantas garante realocação de moradores dos Flexais, Bom Parto e demais regiões afetadas pela Braskem
Paulo Dantas leu a Carta de Alagoas, garantindo a inclusão dos bairros e demais regiões no acordo com a mineradora - Foto: Edilson Omena

O governador Paulo Dantas participou, na tarde desta segunda-feira (11), de um encontro com moradores dos bairros Bom Parto, Flexais e Vila Saem e das ruas Santa Luzia e Marquês de Abrantes, que ainda não haviam sido incluídos na zona de risco do desastre ambiental causado pela mineração da Braskem. Na oportunidade, Paulo leu a Carta de Alagoas, na qual garante que os bairros e demais regiões serão incluídos no acordo com a mineradora.

Paulo Dantas destacou que a medida para garantir a reintegração das vítimas já foi tomada pelo Estado e que, na reunião realizada pela manhã no Palácio República dos Palmares, a Prefeitura de Maceió garantiu que vai peticionar concordando com a ação civil pública da Defensoria Pública do Estado para que os bairros Bom Parto, Flexais e Vila Saem, e ruas Santa Luzia e Marquês de Abrantes sejam incluídos como áreas afetadas e seus moradores sejam reintegrados e devidamente indenizados pela Braskem.


"Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com os moradores desses bairros. Eles serão realocados para áreas seguras, com infraestrutura adequada e condições dignas de moradia. A Braskem não vai sair impune e tenham certeza que não descansaremos até que todos estejam seguros e indenizados. Seguiremos lado a lado das vítimas afetadas de forma direta ou indireta, e reforçamos mais uma vez que estamos monitorando todos os impactos do crime da Braskem", afirmou o governador.

Representantes dos moradores puderam expor suas opiniões acerca do crime ambiental, e pediram o apoio do Governo de Alagoas para que eles não sejam esquecidos. Eles pediram ainda maior apoio do efetivo policial e melhorias na infraestrutura local, pois não há mais casas lotéricas, farmácias, mercados, e até a mobilidade urbana está precária.

“Governador, só o senhor pode nos ajudar, porque estamos isolados do restante da cidade. Falaram que iam revitalizar o nosso bairro, mas pergunto: revitalizar o quê, porque as escolas municipais foram retiradas daqui, os postos de saúde, o nosso mercado. Não temos acesso a quase nada. Aplicativos não reconhecem a área em seus mapas. Estamos cada vez mais isolados e dependentes do poder público”, afirmou o representante da localidade Quebradas, Cícero Batata.

Os moradores presentes no encontro agradeceram o apoio do Governo do Estado e manifestaram sua confiança de que a situação será resolvida de forma justa e satisfatória. "Estamos muito felizes com a notícia da realocação. É uma resposta que esperávamos há muito tempo", disse o morador do bairro Bom Parto, José da Silva.

O Governo de Alagoas reforça que monitora os impactos do colapso da mina 18, em Maceió, e que até então não foi constatado dano à vida. Também participaram do encontro o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés, as secretárias Kátia Born (Desenvolvimento Social), Lydia Poliana (Esportes) e Renata dos Santos (Fazenda), Gustavo Pontes (Saúde), Gustavo Lopes (IMA), os deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Remi Calheiros e Silvio Camelo, a vereadora Teca Nelma e o vereador Joãozinho, além de lideranças comunitárias.

Leia também

Mina 18 Prefeito JHC sobrevoa área de mina e diz que seguirá cobrando responsabilidade da Braskem Mina 18 Coordenador da Defesa Civil Estadual tranquiliza população e diz que outras minas não foram atingidas Em Maceió Homens entram em área da mina 18 e são avisados para deixar o local por um drone Caso Braskem JHC prega unidade política para minimizar danos causados por mina da Braskem Maceió JHC vai a Brasília em busca de recursos e auxílios para Maceió após rompimento da mina 18 Colapso da mina 18 Governo de Alagoas amplia monitoramento dos Flexais e da Lagoa Mundaú Mutange “Novela da mina 18 terminou”, diz especialista Bairros que afundam Governo de Alagoas quer desapropriação de área afetada pela mineração para transformar em parque estadual Em Maceió Corrida da Bíblia 2023: Igreja Batista do Pinheiro desafia o caos ambiental e celebra a resistência Encontro Prefeito de Maceió, JHC, solicita audiência com o presidente Lula Parlamentar Alfredo Gaspar vai presidir Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre afundamento do solo em Maceió Carta conjunta Governador e 13 prefeitos assinam 'Carta de Alagoas' com 11 medidas urgentes para reduzir efeitos do desastre ambiental Crime ambiental PT de Maceió defende realocação dos moradores e debate com a sociedade sobre destinação da área afetada Em Maceió Defesa Civil trabalha para em breve retomar monitoramento de mina rompida Reparações Caso Braskem: entenda acordos coletivos firmados por MPF, MP/AL e DPU Cinco localidades Prefeitura concorda com ação da Defensoria e firma compromisso por realocação de moradores