Cidades

Caso Braskem: entenda acordos coletivos firmados por MPF, MP/AL e DPU

Monitoramento da região em tempo real, medidas para estabilização e indenização de moradores/empreendedores estão entre principais garantias

Por Ascom MPF/AL 11/12/2023 16h33 - Atualizado em 11/12/2023 19h52
Caso Braskem: entenda acordos coletivos firmados por MPF, MP/AL e DPU
MPF em Alagoas - Foto: Sandro Lima / Arquivo

Ao longo dos últimos anos, a atuação conjunta dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado de Alagoas (MP/AL) e da Defensoria Pública da União (DPU) garantiu aos maceioenses que a Braskem desse início às reparações devidas à sociedade e ao meio ambiente da capital alagoana.

Para tanto, foram necessárias medidas judiciais que levaram a importantes acordos. Destaque-se que todos os acordos firmados com participação do Ministério Público possuem cláusulas que garantem a possibilidade de revisão das medidas definidas caso haja modificação substancial da situação do momento da celebração. Ou seja, são acordos que consideram que o processo de afundamento é dinâmico e que desdobramentos podem ocorrer.

Que tal saber um pouco mais sobre eles?

Acordo de Indenização de Moradores e Comerciantes e seus aditivos (dezembro/2019)

Acordo das Liminares – ACP Socioambiental (dezembro/2020)

Acordo Socioambiental (dezembro/2020)

Acordo para Requalificação do Flexal (outubro/2022)

Importante destacar que o acordo firmado entre o Município de Maceió e a Braskem, em 2023, é um acordo negociado diretamente entre as partes, sem participação do Ministério Público, uma vez que tem por objeto interesses patrimoniais do município, sem aptidão para dar quitação ou abranger direitos de terceiros. O objeto dessa pactuação não tem relação com o que foi abrangido pelo acordo socioambiental.

Ainda em 2019, o Caso Braskem foi incluído no Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade, Grande Impacto e Repercussão, dos Conselhos Nacionais de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP), destacando-se como atuação preventiva.

Toda a atuação decorre do resultado prático das análises dos técnicos das Defesas Civis e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que diligentemente identificaram as razões do afundamento e continuam acompanhando as ações de monitoramento.

O desastre continua em curso, exigindo do MPF, do MP/AL e da DPU atuação permanente, firme e serena, seja sobre a execução dos acordos já firmados e seus incidentes, seja sobre outros desdobramentos judiciais ou extrajudiciais, como foi o Projeto Flexal e a Ação Civil Pública n. 0813725-97.2023.4.05.8000, contra o Município de Maceió e a Braskem (para atualização do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias v 05 e garantir indenização aos imóveis inseridos na área ampliada).

Leia também

Colapso da mina 18 Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió cobra transparência da Defesa Civil Cine Arte Pajuçara Entidades ambientais realizam protesto contra a Braskem na noite do domingo (10) Urgente Após pedido de JHC, governador Paulo Dantas envia equipe para reunião Em Maceió MPF exigirá que Braskem cumpra acordo socioambiental firmado com o órgão Parlamentar Arthur Lira cobra da Braskem reparação para população atingida com afundamento do solo Mina 18 Prefeito JHC sobrevoa área de mina e diz que seguirá cobrando responsabilidade da Braskem Mina 18 Coordenador da Defesa Civil Estadual tranquiliza população e diz que outras minas não foram atingidas Caso Braskem JHC prega unidade política para minimizar danos causados por mina da Braskem Maceió JHC vai a Brasília em busca de recursos e auxílios para Maceió após rompimento da mina 18 Colapso da mina 18 Governo de Alagoas amplia monitoramento dos Flexais e da Lagoa Mundaú Mutange “Novela da mina 18 terminou”, diz especialista Bairros que afundam Governo de Alagoas quer desapropriação de área afetada pela mineração para transformar em parque estadual Encontro Prefeito de Maceió, JHC, solicita audiência com o presidente Lula Carta conjunta Governador e 13 prefeitos assinam 'Carta de Alagoas' com 11 medidas urgentes para reduzir efeitos do desastre ambiental Crime ambiental PT de Maceió defende realocação dos moradores e debate com a sociedade sobre destinação da área afetada Em Maceió Defesa Civil trabalha para em breve retomar monitoramento de mina rompida