Cidades

Prefeitura de Maceió esclarece sobre diversas notícias falsas circulando nas redes sociais

Gestão municipal alerta que população deve acompanhar informações nos canais oficiais da prefeitura

Por Secom Maceió 02/12/2023 19h49
Prefeitura de Maceió esclarece sobre diversas notícias falsas circulando nas redes sociais
Maceió contra fake news - Foto: Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió publicou neste sábado (2) esclarecimentos sobre diversas notícias falsas que estão circulando nas redes sociais. A gestão municipal ressalta à população que todas as informações devem ser acompanhadas nos canais oficiais da prefeitura.

Confira os esclarecimentos abaixo:

É falso que sonda da mina 18 foi sugada

É mentirosa a notícia que está sendo compartilhada nas redes sociais de que a sonda da mina n° 18, mantida pela Braskem, foi sugada pelo afundamento do solo na região do Mutange, em Maceió.

Na verdade, o poço desativado de extração de sal-gema estava sendo monitorado ininterruptamente pela Defesa Civil Municipal quando foi detectada uma maior subsidência na área.

O preenchimento desta mina ainda não havia sido providenciado pela Braskem ainda.

É falso que Maceió inteira vai afundar

O informe que está sendo compartilhado afirmando que Maceió inteira vai afundar é falso. Até o momento, apenas a mina nº 18, na região do Mutange, está em risco de colapsar.

O poço fica nas proximidades do antigo campo do CSA. A área está desocupada e a Defesa Civil segue monitorando 24 horas por dia toda região de mineração.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que esse monitoramento é baseado em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. O órgão reitera a recomendação de evitar a área desocupada DO ANTIGO CAMPO DO CSA por questões de segurança.

Não compartilhe fake news. Siga, acompanhe e divulgue os canais oficiais da Prefeitura de Maceió:

Instagram: @prefeiturademaceio

X (antigo Twitter): @prefmaceio

Site: www.maceio.al.gov.br

Ações preventivas - A Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por 180 dias e criou um Gabinete de Crise para agir na situação. O funcionamento do Gabinete de Crise será permanente no sentido de monitorar a área afetada pela tragédia e tomar todas as providências para salvar vidas.

Defesa Civil de Maceió não divulga horário de possível colapso

A Defesa Civil de Maceió não divulga o horário exato para o colapso da mina nº 18 da Braskem.

Com o monitoramento 24 horas por dia da região, o órgão consegue ter previsões e segue de prontidão para agir.

O órgão municipal acredita que a divulgação de um horário exato gera ainda mais apreensão e ansiedade na população maceioense.

É falso que a Braskem manteve extração de sal-gema no Mutange

Não é verdadeira a informação de que a Braskem manteve a extração de sal-gema no bairro do Mutange, em Maceió, após os registros de afundamento do solo na região.

Ao contrário do que se espalha em fontes não-oficiais, a exploração de minério feita pela companhia, nas áreas atingidas, foram paralisadas em novembro de 2019.

A atividade que acontecia na região era o preenchimento dos antigos poços de mineração com o único propósito de estabilizar o solo.

A Defesa Civil monitora as áreas 24 horas por dia.

Leia também

Magnitude 0,39 Defesa Civil de Maceió informa que registrou abalo sísmico a 330 metros de profundidade Alerta Defesa Civil de AL segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais Risco de colapso Governo Federal reconhece decreto de emergência de Maceió Conselho Nacional de Justiça Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió Mina 18 Defesa Civil de Maceió diz que mais um abalo sísmico foi registrado, na madrugada deste sábado Utilidade Pública Prefeitura de Maceió divulga perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange Esclarecimento JHC se reúne com moradores do Bom Parto e orienta comunidade sobre ações da Prefeitura Maceió Prefeitura vai se reunir com Ministério da Pesca para definir auxílio a pescadores e marisqueiras Caso Braskem 'Os últimos anos de Alagoas, não só de Maceió, são de terror', diz Movimento pela Soberania Popular na Mineração Atualização Braskem emite nota e detalha panorama atual de fechamento de minas em Maceió Laguna Viva Projeto da Ufal coleta água em três pontos da Lagoa Mundaú próximo a isolamento Maceió Saúde presta assistência a moradores dos bairros afetados com afundamento de solo Atividades paradas Prefeitura de Maceió inicia distribuição de cestas básicas para pescadores afetados por restrição Desocupação Dramas humanos se acumulam em tragédia da Braskem em Maceió Histórico Ministério Público de Alagoas monitora situação da mina 18 Bebedouro Prefeitura de Maceió vai vistoriar casas nos Flexais Prefeito de Maceió 'Esse dano é impagável, irrecuperável', afirma JHC em entrevistas Boletim mais recente Afundamento do solo continua e Maceió segue em alerta máximo