Cidades

Prefeitura de Maceió vai vistoriar casas nos Flexais

Região está cercada por bairros ameaçados de afundamento do solo

Por Gésio Passos / Agência Brasil 02/12/2023 18h05 - Atualizado em 02/12/2023 18h14
Prefeitura de Maceió vai vistoriar casas nos Flexais
Manifestação nos Flexais na sexta-feira (1) - Foto: Cibele Tenório / Agência Brasil

Moradores da região dos Flexais, vizinha à área de extração de sal-gema, em Maceió, devem ter as casas vistoriadas para identificar riscos em consequência da mineração pela petroquímica Braskem.

Após uma manifestação nesta sexta-feira (1), com bloqueio de via, lideranças da área foram recebidas pela prefeitura. Eles querem ser incluídos no programa de realocação e serem indenizados pela Braskem.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a próxima reunião deve ocorrer no dia 11 de dezembro, quando serão definidos os próximos passos.

O líder comunitário Mauricio Sarmento participou da reunião e afirmou que foi positiva. Os moradores aguardam que o pleito por realocação seja atendido, já que a região estaria também em risco eminente.

Apesar de não constar entre as regiões de risco de afundamento pelas autoridades do estado, os Flexais estão ilhados socialmente após o deslocamento de quatro bairros vizinhos e do Bebedouro, bairro onde eles estão inseridos, desde 2019. Só é possível acessá-lo passando pelas regiões agora desertas após a remoção da população.

A Braskem informou que segue o mapa de linhas prioritárias de realocação das famílias, conforme definição da Defesa Civil.

Leia também

Reunião Em audiência com MPT/AL, Braskem confirma retirada de trabalhadores de área de risco Afundamento do solo Conselho de Arquitetura e Urbanismo manifesta preocupação nos bairros afetados Magnitude 0,39 Defesa Civil de Maceió informa que registrou abalo sísmico a 330 metros de profundidade Alerta Defesa Civil de AL segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais Risco de colapso Governo Federal reconhece decreto de emergência de Maceió Mina 18 Defesa Civil de Maceió diz que mais um abalo sísmico foi registrado, na madrugada deste sábado Conselho Nacional de Justiça Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió Utilidade Pública Prefeitura de Maceió divulga perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange Esclarecimento JHC se reúne com moradores do Bom Parto e orienta comunidade sobre ações da Prefeitura Maceió Prefeitura vai se reunir com Ministério da Pesca para definir auxílio a pescadores e marisqueiras Caso Braskem 'Os últimos anos de Alagoas, não só de Maceió, são de terror', diz Movimento pela Soberania Popular na Mineração Atualização Braskem emite nota e detalha panorama atual de fechamento de minas em Maceió Laguna Viva Projeto da Ufal coleta água em três pontos da Lagoa Mundaú próximo a isolamento Maceió Saúde presta assistência a moradores dos bairros afetados com afundamento de solo Atividades paradas Prefeitura de Maceió inicia distribuição de cestas básicas para pescadores afetados por restrição Desocupação Dramas humanos se acumulam em tragédia da Braskem em Maceió Histórico Ministério Público de Alagoas monitora situação da mina 18