Cidades

Afundamento do solo continua e Maceió segue em alerta máximo

Velocidade vertical de afundamento do solo é de 0,7 centímetros por hora

Por Agência Brasil 02/12/2023 19h05 - Atualizado em 02/12/2023 19h38
Afundamento do solo continua e Maceió segue em alerta máximo
Área da mina 18 no Mutange circulada em vermelho - Foto: Edilson Omena

No boletim mais recente, publicado às 18h, a Defesa Civil de Maceió informou que a velocidade vertical de afundamento do solo é de 0,7 cm por hora, a mesma do boletim anterior. Nas últimas 24 horas foram registrados 11,8 cm de deslocamento.

O afundamento ocorre principalmente no bairro Mutange, onde está localizada a mina número 18 de exploração de sal-gema pela empresa Braskem. A defesa civil informou que segue em alerta máximo pelo risco de colapso iminente da mina.

“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, reforçou o órgão.

Na madrugada deste sábado (2), um novo abalo sísmico, com magnitude 0,89, foi registrado a 300 metros de profundidade, havia informado a defesa civil mais cedo.

O abalo foi mais intenso do que o registrado na noite de sexta-feira (1), mas a Defesa Civil registrou uma diminuição na velocidade de afundamento de terra na mina 18, que desde a manhã passou a ser de 0,7 cm por hora. Durante a semana, o afundamento chegou a 50 cm por dia.

O problema ocorre principalmente na área do antigo campo de treinamento do clube de futebol CSA, no Mutange. Três sensores no local continuam apresentando alertas de movimentação.

Na sexta (1), a Braskem confirmou que pode ocorrer um grande desabamento na área. É possível também que a área da mina se acomode e estabilize o afundamento, segundo a empresa.

Colapso

Desde o fim da semana existe a expectativa por parte dos órgãos de Defesa Civil de que a cavidade da mina 18 entre em colapso a qualquer momento. A situação é mais grave nos bairros de Mutange, Pinheiro e Bebedouro, que sofreram nos últimos abalos sísmicos devido à movimentação da Mina 18 da Braskem.

A prefeitura de Maceió declarou situação de emergência por 180 dias por causa do iminente colapso da mina 18, que pode provocar o afundamento do solo em vários bairros. A área já está desocupada e a circulação de embarcações está restrita na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. O governo federal também reconheceu o estado de emergência na capital alagoana.

Em nota, a Braskem disse que continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, tomando as medidas cabíveis para minimização do impacto de possíveis ocorrências e que a área está isolada desde terça-feira (28). A empresa ressalta que a região está desabitada desde 2020.

"Referido monitoramento, com equipamentos de última geração, foi implementado para garantir a detecção de qualquer movimentação no solo da região e viabilizar o acompanhamento pelas autoridades e a adoção de medidas preventivas como as que estão sendo adotadas no presente momento", disse a empresa.

Leia também

Afundamento do solo Conselho de Arquitetura e Urbanismo manifesta preocupação nos bairros afetados Magnitude 0,39 Defesa Civil de Maceió informa que registrou abalo sísmico a 330 metros de profundidade Alerta Defesa Civil de AL segue monitorando área da mina 18 e reforça a importância dos dados oficiais Risco de colapso Governo Federal reconhece decreto de emergência de Maceió Conselho Nacional de Justiça Observatório do CNJ vai acompanhar situação de emergência em Maceió Mina 18 Defesa Civil de Maceió diz que mais um abalo sísmico foi registrado, na madrugada deste sábado Utilidade Pública Prefeitura de Maceió divulga perguntas e respostas sobre risco de colapso em mina no Mutange Esclarecimento JHC se reúne com moradores do Bom Parto e orienta comunidade sobre ações da Prefeitura Maceió Prefeitura vai se reunir com Ministério da Pesca para definir auxílio a pescadores e marisqueiras Caso Braskem 'Os últimos anos de Alagoas, não só de Maceió, são de terror', diz Movimento pela Soberania Popular na Mineração Atualização Braskem emite nota e detalha panorama atual de fechamento de minas em Maceió Laguna Viva Projeto da Ufal coleta água em três pontos da Lagoa Mundaú próximo a isolamento Maceió Saúde presta assistência a moradores dos bairros afetados com afundamento de solo Atividades paradas Prefeitura de Maceió inicia distribuição de cestas básicas para pescadores afetados por restrição Desocupação Dramas humanos se acumulam em tragédia da Braskem em Maceió Histórico Ministério Público de Alagoas monitora situação da mina 18 Bebedouro Prefeitura de Maceió vai vistoriar casas nos Flexais Prefeito de Maceió 'Esse dano é impagável, irrecuperável', afirma JHC em entrevistas