Cidades

Coordenador da Defesa Civil Estadual tranquiliza população e diz que outras minas não foram atingidas

Coronel Moisés Melo ressalta que proporção do colapso é menor do que a noticiada pela mídia

Por Tribuna Hoje 10/12/2023 19h51 - Atualizado em 10/12/2023 19h59
Coordenador da Defesa Civil Estadual tranquiliza população e diz que outras minas não foram atingidas
Coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual - Foto: Agência Alagoas / Arquivo

O coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, disse em entrevista a CNN Brasil neste domingo (10),  que o rompimento da mina 18 da Braskem não atingiu outras minas.

Ele informou que a proporção do colapso é menor do que a divulgada pela mídia. 

"Havia a possibilidade de atingir outras minas, mas o que acontece, quando essa mina está indo em direção à superfície, ela vai se autocompletando. E ela chega em cima num volume bem menor que o originário. O volume original era de 120 metros de profundidade por 60 metros de diâmetro, na medida em que o teto vira piso, ela vai em direção à superfície, e esse piso não fica totalmente compactado, ele vai se autopreenchendo, tendo algumas falhas, alguns vazios ainda",  disse Melo.

Ele acrescentou ainda que a informação passada anteriormente que  o colapso iria abrir uma cratera do tamanho do Maracanã não vai se concretkizar

"Por isso que chegou a essa proporção, não àquela que havia sido anunciada por vários meios de comunicação, de que se abriria uma cratera do tamanho do Maracanã, de que haveria tsunami", completou o coordenador da Defesa Civil Estadual.