Cidades

Alerta renovado: mais chuvas atingem Alagoas e deixam famílias desalojadas em várias cidades

Maceió lidera ranking nacional de volume de chuvas; Paripueira e Pilar entre os municípios mais afetados

Por Tribuna Hoje com agências 19/05/2025 15h21 - Atualizado em 19/05/2025 19h13
Alerta renovado: mais chuvas atingem Alagoas e deixam famílias desalojadas em várias cidades
Famílias que residem em bairros que margeiam a Lagoa Mundaú sofrem com aumento do nível da água - Foto: Imagem ilustrativa

O alerta de mais chuvas foi renovado para Alagoas nesta segunda-feira (19) que já deixa muitas famílias desalojadas em várias cidades do estado. Maceió lidera o ranking nacional de volume de chuvas nas últimas 24h, já Paripueira e Pilar estão entre os municípios mais afetados.

Em Paripueira, litoral Norte de Alagoas, 72 pessoas já precisaram deixar suas casas, o chão encharcado parece não secar. Em Pilar, mais 60 pessoas — entre desalojados e desabrigados — vivem a angústia de esperar socorro e estabilidade.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) confirmou que novas pancadas de chuva devem atingir o estado até quarta-feira (21). A informação foi divulgada por Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh.

Segundo ele, a previsão de mais chuva e nas regiões onde já existem acumulados mais expressivos: “Maceió, Litoral Norte e Zona da Mata devem continuar em alerta máximo”, alertou o meteorologista. 

A capital alagoana foi, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade com o maior volume de chuvas do Brasil nas últimas 24 horas, registrando 76,4 milímetros entre domingo e segunda-feira. E a previsão é de que esse número cresça.

“Estamos dentro da quadra chuvosa, mas devemos ultrapassar a média do mês com esses três a cinco dias de chuvas. É um volume muito alto para um curto espaço de tempo”, completou Vinícius.

Do Litoral ao Agreste, chuvas e riscos

A situação é mais crítica em 37 municípios sob alerta laranja (perigo), onde são esperadas chuvas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h até a noite de terça-feira (20). Já outras 50 cidades, incluindo parte do Agreste, estão em alerta amarelo (perigo potencial), com chuvas de até 50 mm/dia.

A Defesa Civil orienta moradores a evitarem áreas de risco, como encostas e margens de rios, além de reforçar cuidados com a rede elétrica e evitar refúgios sob árvores durante tempestades. O órgão divulgou, até agora, 184 pessoas atingidas em todo o estado, número que pode aumentar com as próximas atualizações.

Em bairros como Benedito Bentes e Clima Bom, em Maceió, moradores relatam dificuldade de locomoção, alagamentos e temor de deslizamentos. “A gente já perdeu colchão, armário, comida. Quando chove forte, a água entra pela cozinha e não tem pra onde correr”, contou Maria Aparecida, moradora do Benedito Bentes.

A solidariedade que resiste

Entre a incerteza e o medo, o que resiste é a solidariedade. Em diversas cidades, vizinhos se ajudam com baldes, panos, abrigo e até caronas em botes improvisados. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e os municípios atuam com equipes de emergência em áreas vulneráveis.

As próximas horas são decisivas. Com previsão de intensificação da chuva durante a noite e início da manhã de terça-feira (20), a orientação é clara: fique em casa, se possível, e siga os alertas das autoridades.

O céu de Alagoas ainda chora. Mas há resistência e cuidado em cada gesto de quem luta para proteger o lar — mesmo que ele esteja, por agora, debaixo d’água.

São dois alertas:

🟠 Alerta laranja (perigo) - para 37 cidades: chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Até às 23h59 desta terça (20);
🟡 Alerta amarelo (perigo potencial) - para 50 cidades: chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Até às 10h desta quinta (22).

O Inmet ainda emitiu instruções e alertou para alguns riscos. Confira abaixo:

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda;

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

CIDADES - ALERTA LARANJA

Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Boca da Mata
Campestre
Campo Alegre
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Coruripe
Feliz Deserto
Flexeiras
Jacuípe
Japaratinga
Jequiá da Praia
Joaquim Gomes
Jundiá
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Messias
Murici
Novo Lino
Paripueira
Passo de Camaragibe
Penedo
Pilar
Porto Calvo
Porto de Pedras
Rio Largo
Roteiro
Santa Luzia do Norte
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
Satuba
Teotônio Vilela

CIDADES - ALERTA AMARELO

Anadia
Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Boca da Mata
Branquinha
Cajueiro
Campestre
Campo Alegre
Capela
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Coruripe
Feliz Deserto
Flexeiras
Ibateguara
Igreja Nova
Jacuípe
Japaratinga
Jequiá da Praia
Joaquim Gomes
Jundiá
Junqueiro
Limoeiro de Anadia
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Maribondo
Matriz de Camaragibe
Messias
Murici
Novo Lino
Paripueira
Passo de Camaragibe
Penedo
Piaçabuçu
Pilar
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Real do Colégio
Rio Largo
Roteiro
Santa Luzia do Norte
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
São Sebastião
Satuba
Teotônio Vilela
União dos Palmares

Leia também

Monitoramento Semarh atualiza situação dos principais rios de Alagoas após intensificação das chuvas Fortes chuvas Força do Rio Santo Antônio derruba poste de alta tensão, que fica escorado em ponte em São Luís do Quitunde Alerta Chuva intensa ameaça litoral e zona da mata alagoana Precipitações Semarh alerta para continuidade das chuvas em Alagoas e risco de alagamentos e deslizamentos Acumulado de 94 mm Defesa Civil registrou 220 ocorrências nas últimas 48h em Maceió Mananciais Após chuvas intensas, Defesa Civil monitora rios em Alagoas Temporal Moradores registram colapso de barreira na Grota do Macaco, no Feitosa Estádio Rei Pelé Corredores do Rei Pelé são tomados pela água, no Trapiche da Barra Previsão do tempo Inmet alerta para 'grande perigo' de acumulado de chuvas em Alagoas Utilidade pública Chuvas, falta de energia e problemas mecânicos afetam abastecimento de 9 municípios da Zona da Mata e Litoral BR-416 Após identificar pontos de deslizamentos de barreiras, Defesa Civil de Ibateguara recomenda que motoristas redobrem atenção Em Maceió Defesa Civil de Maceió contabiliza 89 ocorrências devido o temporal Bebedouro Chuvas causam deslizamento de barreira no Flexal de Cima Temporal Maceió: parte do muro do Cepa desaba após forte chuvas Alerta máximo Volume de chuvas atinge 69% do previsto para maio em Maceió Maceió Com as fortes chuvas, três embarcações afundam na Ponta Verde Monitoramento Semarh eleva nível de classificação para estado de alerta em Alagoas diante da intensificação das chuvas