Cidades

Vídeos: explosão destrói prédio no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária

Três pessoas morreram, entre elas um menino de 12 anos e seu avô, e três ficaram feridas

Por Tribuna Hoje 07/11/2024 08h17 - Atualizado em 07/11/2024 16h03
Vídeos: explosão destrói prédio no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária
Um prédio com dois apartamentos foi completamente destruído causando a morte de três pessoas - Foto: Edilson Omena

Uma explosão destruiu um prédio, deixando três mortos e três feridos, na madrugada desta quinta-feira (7), no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária, parte alta Maceió. Outras edificações foram atingidas mais não desabaram. A suspeita é a de que a explosão tenha sido de um botijão da cozinha de um apartamento do residencial.

O Conjunto Maceió 1 é composto de edifícios de dois pavimentos. A explosão destruiu quatro apartamentos, causando a morte de três pessoas. Entre os mortos está um menino de 12 anos e seu avô, 60 anos e outro homem, 37 anos, que moravam no térreo. Três pessoas ficaram feridas, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Geral do Estado (HGE). Outros quatro apartamentos precisaram ser evacuados.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), da Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), Instituto de Identificação (IC), Instituto Médico Legal (IML) e Defesa Civil de Maceió estão no local para os procedimentos cabíveis.

Uma equipe da Equatorial foi acionada para fazer o desligamento da rede elétrica (Foto: Edilson Omena)

O CBM/AL foi acionado por volta das 4h10 e enviou ao local inicialmente oito viaturas com 23 militares. A Defesa Civil de Maceió analisa os danos aos prédios vizinhos. Uma equipe da Equatorial também foi ao local para fazer o desligamento da energia elétrica.


Segundo tenente Ronaldo, do PM/AL, a equipe chegou no local e encontrou os destroços. “Tivemos ajuda das pessoas, que tentavam salvar as vítimas. Mas infelizmente tivemos a tristeza de constatar três óbitos.”

Moradores da região contam que foram surpreendidos com o barulho da explosão durante a madrugada. O estrondo pode ser ouvido a quilômetros de distância. Alguns imóveis tiveram o teto, paredes e janelas danificados. Eles acreditam que a explosão foi causada por um botijão de gás.

Vizinhos especulam que o vendedor de churros, uma das vítimas fatais, costumava fazer transferência de gás de um botijão grande para um menor. Eles acreditam que o homem fazia esse procedimento e que provavelmente alguém acendeu a luz nesse momento e causou a explosão.

O cheiro de gás é forte no local. Mas a relação com a explosão não foi confirmado pelas autoridades.

Rastro de destruição remete ao um cenário de guerra (Foto: Edilson Omena)

Antes da chegada do CBM/AL, populares tentaram resgatar as vítimas dos escombros. José Braz mora próximo e chegou no local após a explosão. Ele conta que muitas pessoas tentaram ajudar as vítimas. “Era por volta de 4h da manhã quando escutei o estrondo. Vim imediatamente pra cá. Quando cheguei aqui tinha muita faísca de fogo e pessoal gritando muito, pedindo socorro. Fui em casa colocar a luva e a bota, porque tinha risco de choque elétrico.”

Ele acredita que pela proporção, a explosão pode ter sido ocasionada pelo gás. “Segundo informações do pessoal que mora aqui mais próximo, um morador trabalhava com churros e a mãe dele vendia quentinha. Vi um objeto retorcido com uma mangueira. Não sei se é um botijão de gás. O cenário é muito assustador. Parece uma cena de guerra. Ainda estou com os nervos à flor da pele”, descreve Ronaldo.



O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Maceió 1, Gilson, diz que a explosão atingiu várias residências. “O impacto foi muito grande. Danificou a estrutura de alguns apartamentos aqui do conjunto. Janelas foram quebradas. Até um condomínio que tem aqui em frente foi afetado. É um cenário mesmo de destruição. A gente aguarda agora a perícia para ver o real motivo da explosão. E a gente pede a mobilização da população para ajudar. Vamos unir foças.”