Política
Governador Paulo Dantas pede à AGU revisão de acordo entre Braskem e Prefeitura de Maceió
Geraldo Alckmin recebeu governador de Alagoas para garantir apoio do Governo Federal na assistência às vítimas da mineradora
O governador Paulo Dantas esteve reunido com o presidente em exercício Geraldo Alckmin e com diversos ministros, nesta terça-feira (5). Ele conseguiu a garantia de apoio do Governo Federal na prestação de assistência social, saúde e financeira às vítimas da Braskem. Em coletiva, Paulo afirmou que pediu a revisão do acordo entre a Prefeitura de Maceió pela Advocacia Geral da União (AGU) por ser considerado ilegal e que lesa a população afetada pela empresa.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participou da reunião com o governador e se comprometeu a dar todo o apoio necessário para as vítimas do afundamento. "O governo federal está ao lado do povo alagoano nessa luta. O governo federal se mostrou sensível ao nosso pedido de ajuda e se comprometeu a dar todo o apoio necessário para as vítimas do afundamento”, concluiu Alckmin.
Ao lado dos ministros Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social), o governador afirmou que solicitou ao presidente Alckmin que a AGU faça uma análise minuciosa do acordo entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem. “Solicitamos essa mesa de coordenação através da AGU. Primeiro, para olhar com lupa esse acordo feito entre Prefeitura e Braskem, um acordo completamente ilegal, imoral e inconstitucional. E para que a AGU faça um encaminhamento justo para as vítimas, para que elas sejam reparadas de maneira justa”, declarou Paulo. O senador Renan Calheiros e os deputados federais Rafael Brito e Paulão também estavam presentes.
Além disso, Paulo Dantas solicitou que o Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde (Sesau), encaminhassem profissionais do campo psicossocial para prestar auxílio às vítimas. "Pedimos o apoio do Governo Federal para encaminharmos profissionais do campo psicossocial para fazer todo o acompanhamento em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas", disse Dantas. "O Ministério da Saúde já entrou em contato com a Sesau para encontrar um caminho e nós levarmos esses profissionais para atender as vítimas da Braskem."
RECONSTRUÇÃO
O governador também solicitou apoio para a reconstrução das escolas que foram fechadas em decorrência do afundamento. Dantas ainda pediu auxílio financeiro para as marisqueiras e pescadores que estão sendo afetados pelo afundamento.
"Colocamos a necessidade de nós encontrarmos uma solução para as escolas que foram fechadas em decorrência desse crime, sobretudo no CEPA. Colocamos também a situação crítica que as marisqueiras e os pescadores estão vivendo. O ministro André (Pesca) já se colocou à disposição para encontrar uma solução e encaminhar um auxílio para os pescadores e as marisqueiras na ordem de mais ou menos seis mil pessoas, recebendo um auxílio de aproximadamente R$ 2 mil por pessoa. Isso vai garantir que eles tenham renda durante o processo em que as lagoas estejam sem poder navegar”, disse.
Por fim, o governador solicitou apoio para o fechamento das minas da Braskem. "O fechamento das minas é muito importante, que se encontre uma solução. O presidente Alckmin determinou um estudo para analisar a possibilidade de nós utilizarmos o material das lagoas Mundaú e Manguaba", contou.
Leia também
5 bairros Projeto que impede uso comercial de área evacuada pelo afundamento de solo é apresentado 'Não é momento' Jorge e Mateus cancelam show em Maceió após incidente em mina da Braskem Caso Mutange Defesa Civil estadual realiza reunião com técnicos para reavaliar situação da mina 18 Em Dubai Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos denuncia Braskem na COP28 Coordenador Defesa Civil de Maceió diz que evento em mina é inédito, mas houve tempo de se preparar Lagoa Mundaú MPF, MP/AL e DPU recomendam que Braskem garanta auxílio-financeiro a pescadores e marisqueiras Atualização Nota da Defesa Civil aponta leve aumento no deslocamento vertical da mina 18 Pedido da OAB/AL Conselho Nacional de Direitos Humanos vem a Maceió monitorar Caso Braskem Reunião Colapso do solo em Maceió: Rodrigo Cunha e prefeito pedem união para enfrentar crise Minas da Braskem Governador vai a Brasília tratar da situação dos moradores do Bom Parto, Flexais e Marquês de Abrantes Acolhimento Famílias abrigadas em escola municipal serão transferidas para Casa de Passagem Familiar Calamidade Renan Calheiros pede à Braskem para abrir 'caixa preta' da tragédia Ato unificado Vítimas de afundamento realizam protesto nesta quarta Mensagem Vídeo: Alexandre Sampaio denuncia ameaça Crise Maceió completa 208 anos em meio à tragédia da Braskem Caso Mutange Prefeito JHC alinha plano de trabalho no Ministério de Desenvolvimento para reduzir danos causados pela Braskem Gestor Prefeito JHC pede apoio de ministério por pescadores e marisqueiras de Maceió Nota Mina 18 apresenta aumento no movimento de 6,5 cm nas últimas 24 horas Afundamento do solo IMA autua Braskem em mais de R$ 72 milhões por risco de colapso da mina 18 Atualização Mina 18: Defesa Civil reduz nível operacional de perigo iminente para risco de menor gravidade Aviso Prefeito JHC anuncia fim de alerta máximo da mina 18 Parlamentar “A CEI da Braskem deve investigar os crimes cometidos pela empresa e seus cúmplices”, defende Teca NelmaMais lidas
-
1Projeto de lei
Paulo Dantas sanciona lei dos precatórios do Fundef e beneficia mais de 15 mil profissionais da Educação
-
2Eleição 2024
Situação delicada de Joãozinho Pereira pode alterar cenário político em Junqueiro
-
3Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
4Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
5Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas