Cidades
Vítimas de afundamento realizam protesto nesta quarta
Moradores de bairros afetados pela mineração da Braskem buscam medidas urgentes após alerta de risco iminente de colapso da mina 18
Moradores dos bairros afetados pela atividade de mineração da Braskem estão organizando protestos em busca de medidas urgentes, após o alerta de risco iminente de colapso da mina 18, mantida pela Braskem, na região da Lagoa Mundaú, próximo ao antigo campo do CSA, no bairro do Mutange. O primeiro protesto está marcado para amanhã (6) e o segundo para o dia 13 de dezembro.
“Todos nós que fomos expulsos dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e Farol, e também quem está nas bordas do mapa de risco, queremos cobrar a devida urgência das providências que precisam ser tomadas”, disse Alexandre Sampaio, que é presidente da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió e também integrante do Movimento Unificado de Vítimas da Braskem (MUVB), em vídeo publicado nas redes sociais.
Segundo Sampaio, é um ato unificado, com a participação de vários sindicatos, entidades e movimentos. “É uma espécie de passeata que tem como objetivo a criminalização da Braskem, a realocação dos Flexais e parte do Bom Parto que ainda está lá, além de transparência na gestão da crise, que está uma zona”, explicou.
O primeiro ato está marcado para esta quarta-feira (6), às 6h, com concentração no Cepa, na Av. Fernandes Lima, tendo paradas no Ministério Público Estadual, no Palácio do Governo e na Assembleia Legislativa. A outra manifestação está prevista para acontecer no dia 13 de dezembro, no Jaraguá, com paradas na Câmara dos Vereadores e na Prefeitura de Maceió.
“Nós queremos realocação com indenizações justas. Infelizmente, está nas mãos da Prefeitura a inclusão dos Flexais, Quebradas e Marquês de Abrantes no mapa de criticidade da Defesa Civil”, afirmou Neirevane Nunes, que também é integrante do MUVB.
Mais lidas
-
1Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
2Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
3Projeto de lei
Paulo Dantas sanciona lei dos precatórios do Fundef e beneficia mais de 15 mil profissionais da Educação
-
4Eleição 2024
Situação delicada de Joãozinho Pereira pode alterar cenário político em Junqueiro
-
5Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas