Política
Paulo Dantas diz à AGU: 'queremos incluir 3 mil famílias no plano de reparação'
Reunião aconteceu nesta quinta-feira (14) no Palácio República dos Palmares
O governador Paulo Dantas se reuniu com a equipe da Advocacia Geral da União (AGU), nesta quinta-feira (14), no Palácio República dos Palmares. Paulo voltou a frisar que a prioridade é incluir as famílias dos Flexais, Bom Parto, Marquês de Abrantes, Vila Saem e Rua Santa Luzia no acordo. “O acordo passado deixou três mil famílias para trás. Elas ficaram isoladas e prejudicadas”, declarou.
Para a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, o acordo precisa ser revisto também porque tem sérios vícios, a exemplo de quitação ambiental ad eternum e a doação de bens inalienáveis. Já para o secretário de Governo, Vitor Pereira, o acordo trouxe um argumento para mineradora, de que ela não precisa mais negociar com vítimas, municípios da Região Metropolitana e Estado.
AGENDA
A equipe da AGU pontuou que a missão em Alagoas já ouviu as defensorias públicas da União e do Estado e também a Prefeitura de Maceió. “Nosso primeiro passo tem sido buscar compreender o acordo, com maior grau de detalhes possível, e as posições do Estado, Defensoria, e das demais partes”, declarou Junior Divino Fideles, adjunto do Advogado-Geral da União.
Para ele, também é prioridade da AGU a criação de uma agenda de trabalho para ressarcimento dos danos patrimoniais da União, do Estado e dos demais municípios. “E, claro, encontrar o caminho para ajudar a viabilizar a justa indenização para as vítimas, mesmo sabendo que a AGU não tem legitimidade para advogar em nome dos “hipossuficientes” (expressão jurídica para as vítimas mais pobres), esclareceu.
Leia também
Danos Associação pede prisão de CEO da Braskem Afundamento do solo Vereadora coleta assinaturas para CEI CPI da Braskem Renan Calheiros elogia indicações para o comando da Comissão Sem acordo Braskem desrespeita decisão judicial Lagoa Mundaú Mina 18 fica sem monitoramento direto de equipamento DGPS Área de monitoramento Escolas do Cepa têm aulas normais mesmo sob ameaça Em Maceió Superintendência Regional do Trabalho de Alagoas realiza vistoria técnica na Braskem Mina 18 MPF, DPU e MP/AL pedem bloqueio de R$ 1 bilhão da Braskem para cumprimento de liminar Livia Carla Prefeita da Barra de Santo Antônio diz que anulará qualquer autorização a favor da Braskem Em Maceió JHC isenta de impostos imobiliários famílias com renda de até três salários mínimosMais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas