Interior

Memorial homenageia vítimas de tragédia na Serra da Barriga um ano após acidente

Estrutura inaugurada em União dos Palmares lembra as 20 vidas perdidas em novembro de 2024 e mantém viva a memória de familiares e sobreviventes

Por Tribuna Hoje com agências 25/11/2025 13h57 - Atualizado em 25/11/2025 15h23
Memorial homenageia vítimas de tragédia na Serra da Barriga um ano após acidente
Memorial homenageia vítimas de tragédia na Serra da Barriga um ano após acidente - Foto: Walbert Valença/Cortesia

No dia 24 de novembro de 2024, o berço histórico da resistência negra, em União dos Palmares — onde Zumbi dos Palmares escreveu parte fundamental da luta pela liberdade — foi tomado por uma tragédia. Um ônibus perdeu o controle na descida da Serra da Barriga e o acidente resultou na morte de 20 pessoas, marcando para sempre a cidade e todos os envolvidos.

Um ano depois, a dor ainda ecoa entre familiares e sobreviventes, mas a memória das vítimas continua sendo preservada. Para homenageá-las, um memorial foi erguido exatamente no ponto onde o ônibus tombou. A estrutura, que traz gravados os nomes das 20 pessoas que perderam a vida, busca transformar o local em um espaço permanente de respeito, reflexão e lembrança.

A inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 24, em uma cerimônia organizada pela Fundação Palmares em parceria com a Prefeitura de União dos Palmares. O memorial simboliza não apenas o luto coletivo, mas também o compromisso de manter vivas as histórias daqueles que partiram naquele dia.