Interior

Parte do ônibus que caiu na Serra da Barriga é retirada após sete meses da tragédia

Por Tribuna Hoje com agências 03/07/2025 09h55
Parte do ônibus que caiu na Serra da Barriga é retirada após sete meses da tragédia
Acidente deixou 20 mortos e 27 feridos em União dos Palmares - Foto: Reprodução

Sete meses após o trágico acidente que tirou a vida de 20 pessoas em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, parte do ônibus que despencou de uma ribanceira na Serra da Barriga foi retirada nessa quarta-feira (2). A operação, iniciada há sete dias, precisou dividir o veículo em duas partes para facilitar o içamento do terreno íngreme e de difícil acesso.

A traseira do veículo já foi removida, e os trabalhos agora se concentram na parte frontal, considerada a mais pesada e complexa. A retirada está sendo acompanhada por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), das Polícias Civil e Científica, peritos criminais e técnicos de uma empresa especializada com uso de dois guinchos de grande porte.

O acidente ocorreu no dia 24 de novembro de 2024, quando o ônibus escolar, cedido pela Prefeitura de União dos Palmares, apresentou falha mecânica durante a subida da serra. O veículo tombou e despencou de uma altura superior a 100 metros. Nele estavam 47 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, que se dirigiam ao projeto cultural “Pôr do Sol na Serra”, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Viúva do motorista confirma problemas no veículo

Luciano de Queiroz Araújo, de 47 anos, motorista do ônibus, está entre as vítimas fatais. A viúva dele revelou que, no dia do acidente, o marido já havia alertado sobre problemas mecânicos no veículo.

“Ele disse que o ônibus estava com problema na borracha, que causava defeito no freio. Eu tentei convencer ele a não ir, mas ele respondeu que precisava trabalhar para garantir o pão de cada dia”, desabafou.

Perícia recolhe peças e acompanha remoção

Peças essenciais para a investigação foram preservadas e levadas ao pátio da Polícia Civil, em Rio Largo, onde serão analisadas. Os peritos da Polícia Científica acompanham todo o processo para apurar com exatidão as causas da tragédia.

Lista das 20 vítimas fatais

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou a identificação dos 20 mortos. Entre as vítimas, estão crianças, uma professora, avós, pais e filhos que viajavam juntos.

Confira os nomes:

Luciano de Queiroz Araújo (motorista) – 47 anos

Thamires Caroline da Silva – 35 anos

Lourinete Figueiredo Batista – 53 anos

Ivone Clemente da Silva – 37 anos

Rosimeire Barros da Silva – 54 anos

Andrielly Rafaella de Santana da Silva – 14 anos

Alaide Tereza de Jesus – 84 anos

Josefa Marcelino – 45 anos

Heloíse Ferreira da Silva – 21 anos

Saulo Hermínio da Silva – 24 anos

Antoniele Fernanda Américo da Silva – 31 anos

Pedro Henrique Américo da Silva Filho – 14 anos

Linelenes “Aline” Florêncio dos Santos – 38 anos

Maitê Francine Romão da Silva – 5 anos

Maria Joselani da Silva Lima Santos – 32 anos

Jobson Gabriel Lima dos Santos – 9 anos

Sebastião Azevedo Alves – 73 anos

Vandilma Floro de Gouveia Melo – 57 anos

José Cícero Aquino da Silva – 50 anos

Pedro Manoel da Silva – 65 anos

Desdobramentos da tragédia seguem sob investigação, enquanto familiares das vítimas aguardam respostas e cobram responsabilização dos responsáveis pela manutenção do ônibus. A tragédia na Serra da Barriga permanece como uma das mais impactantes da história recente de Alagoas.