Interior
Concluída operação de retirada de ônibus que caiu na Serra da Barriga

Após mais de uma semana de intensos trabalhos, foi concluída na manhã deste sábado (5) a operação para remoção do ônibus que caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, Alagoas. A confirmação do encerramento foi feita pela Polícia Científica do estado.
O veículo, envolvido em um trágico acidente ocorrido em 24 de novembro de 2024, será encaminhado ao pátio da Polícia Civil no município de Rio Largo, onde passará por uma perícia detalhada. A tragédia deixou 20 mortos e dezenas de feridos entre os 48 passageiros que seguiam para o evento turístico “Pôr do Sol na Serra”.

A retirada do ônibus mobilizou uma força-tarefa composta por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), das polícias Civil e Científica e uma empresa terceirizada responsável pelos guinchos contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Devido à complexidade do terreno — uma área de mata fechada e íngreme, com cerca de 200 metros de profundidade —, os técnicos optaram por dividir o ônibus em duas partes para viabilizar a remoção.
A primeira parte do veículo foi retirada na quarta-feira (2), quando o trecho traseiro foi cortado e içado até um ponto de apoio no alto da serra. A segunda parte, considerada essencial para os trabalhos periciais, foi resgatada na noite de sexta-feira (4).

Os peritos criminais Marcelo Velez e Nivaldo Cantuária, com o apoio de um mecânico, iniciarão nesta semana a análise técnica dos sistemas de freios, suspensão, direção, transmissão e outros componentes essenciais. O objetivo é identificar as causas do acidente, que até então não puderam ser completamente investigadas devido à posição em que o veículo permaneceu desde novembro.
A operação de resgate, iniciada em 25 de junho, envolveu o uso de guinchos, cabos de aço, maquinário pesado e especialistas em resgate de veículos de grande porte. A conclusão dos trabalhos marca um passo importante para o esclarecimento do caso e possível responsabilização dos envolvidos.

Viúva do motorista confirma problemas no veículo
Luciano de Queiroz Araújo, de 47 anos, motorista do ônibus, está entre as vítimas fatais. A viúva dele revelou que, no dia do acidente, o marido já havia alertado sobre problemas mecânicos no veículo.
“Ele disse que o ônibus estava com problema na borracha, que causava defeito no freio. Eu tentei convencer ele a não ir, mas ele respondeu que precisava trabalhar para garantir o pão de cada dia”, desabafou.
Perícia recolhe peças e acompanha remoção
Peças essenciais para a investigação foram preservadas e levadas ao pátio da Polícia Civil, em Rio Largo, onde serão analisadas. Os peritos da Polícia Científica acompanham todo o processo para apurar com exatidão as causas da tragédia.
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou a identificação dos 20 mortos. Entre as vítimas, estão crianças, uma professora, avós, pais e filhos que viajavam juntos.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
4Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo