Cidades
Vídeo: motorista se queixava de freios do ônibus escolar que caiu em ribanceira na Serra da Barriga
Delegado abre inquérito e vai ouvir viúva, a quem reclamações foram feitas antes do acidente em União
O delegado Regional de União dos Palmares, Guilherme Iusten, tem no áudio do motorista Luciano de Queiroz de Araújo, 47 anos, uma das vítimas fatais do acidente com o ônibus que subia à Serra da Barriga, naquele município, no último domingo, uma das linhas da investigação policial que irá apurar as causas da tragédia. O delegado admitiu ter recebido o áudio que o motorista enviou à esposa Maria das Graças da Silva, reclamando das condições do veículo em que trabalhava.
No áudio, o motorista, conhecido pelo apelido de “Mão Cheia” comentou problemas mecânicos do ônibus e afirmou que o veículo não tinha condições de subir à Serra da Barriga.
“Amor, o carro quebrou, pocou a mangueira [referindo-se à mangueira do freio]. O César estava ajeitando, cheguei agora”, afirmou o motorista no áudio enviado à esposa no último dia 19 de novembro.
O delegado Guilherme Iusten confirmou que recebeu a informação, extraoficial, de que momentos antes do acidente teria acontecido uma falha técnica. Essa confirmação ou não apenas será possível depois da conclusão do trabalho da Perícia Oficial.
Sobre o que já foi apurado, o delegado contou que a situação do veículo e do motorista eram regulares. “Temos apurado, até o momento, que ônibus estava em condições de uso e era um veículo relativamente novo. A última inspeção veicular, que é obrigatória para ônibus escolares e ocorre semestralmente, foi realizada no último dia 13 de outubro”, considerou.
Informações preliminares e que serão apuradas pela Polícia Civil dão conta que o ônibus subia à Serra da Barriga pela estrada de acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Em um trecho da via, o veículo teria perdido força, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo capotou na ribanceira, descendo por cerca de 120 metros na mata.
Acidente mata 18, deixa 30 feridos e nove tiveram alta
O acidente vitimou fatalmente 18 pessoas e deixou feridas 30 pessoas, das quais nove já receberam alta hospitalar. O ônibus despencou de uma altura de 120 metros, sendo 40 metros em queda livre.
O Instituto Médico Legal (IML) de Maceió divulgou a relação com os nomes das vítimas fatais de acidente em União dos Palmares. Até o fechamento desta edição, havia 16 confirmações. Dois corpos – o de um idoso e uma mulher – aguardam ainda a chegada de familiares para reconhecimento.
As vítimas foram identificadas como: Luciano de Queiroz Araújo, 47 anos; Thamires Caroline da Silva,35; Lourinete Figueiredo Batista, 53; Ivone Clemente da Silva, 37; Rosimeire Barros da Silva, 54; Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14; Alaide Tereza de Jesus, 84; Josefa Marcelino, 45; Heloíse Ferreira da Silva, 21; Saulo Hermínio da Silva, 24; Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31; Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14; Linelenes Florêncio dos Santos, 38; Maitê Francine Romão da Silva, 5, Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 e Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9. A liberação dos corpos para sepultamento aconteceu ainda na manhã de ontem.
De acordo com o chefe especial do IML de Maceió, Felipe Porciúncula, dos 18 corpos, 16 foram recolhidos ainda no local da tragédia.
Socorrida, menina de 5 anos acabou morrendo no HGE
A vítima mais recente do acidente foi a menina Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos. Com ferimentos graves no baço e no fígado, a criança foi transportada por um helicóptero ao HGE, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. O óbito da menor foi confirmado na manhã de ontem.
Lembrada por parentes como uma “criança pura, doce e cheia de alegria e vontade de viver”, afirmou familiares enquanto choravam também por duas primas maternas da menina. A mãe de Maitê também estava no ônibus. Sem ferimentos graves, recebeu alta hospitalar.
As vítimas foram encaminhadas para o HGE, Hospital Metropolitano e para o Hospital Regional da Mata. Cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e quatro Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu foram enviadas para socorrerem as vítimas. Além do Samu, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e uma aeronave foram enviados para o local.
O Ministério Público do Estado, vai apurar as circunstâncias do transporte feito pelo ônibus escolar com aproximadamente 40 passageiros. O órgão cobrou explicações da Prefeitura de União dos Palmares sobre as condições do ônibus.
Entre as solicitações estão a comprovação da inspeção exigida pelo Código de Trânsito, assim como a justificativa do uso do transporte escolar para aquela finalidade. O município tem até amanhã para responder.
Promotor quer saber se inspeções estavam em dia
O promotor de Justiça responsável pelo caso é Lucas Sachsida, que integra o Núcleo de Defesa da Educação e a Promotoria da Infância e Juventude. “Minha preocupação como promotor é a utilização de um veículo destinado ao transporte escolar. Se esse veículo tinha as inspeções semestrais, porque quando eu tenho um veículo de transporte escolar, ele tem o regramento próprio. As inspeções devem ser semestrais. Essa inspeção é validade por um documento oficial dado pelo Detran.
O pedido do promotor para o início das investigações solicita a lista de pessoas que estavam dentro do veículo, para analisar uma possível violação da capacidade. Outro ponto a ser investigado é o motivo de este ônibus específico – um transporte escolar – estar sendo utilizado para fazer o passeio.
Conforme o promotor, em tese, não é possível utilizar veículos de transporte escolar para outros fins. “Precisamos entender se há ilegalidade ou irregularidade”, explicou ao mesmo tempo em que falou em cautela, uma vez que as investigações estão ainda em fase inicial.
De acordo com as informações fornecidas pelo município, o promotor de Justiça poderá adotar outras providências. Tais providências, no entanto, ainda dependem do que vai ser informado.
Leia também
União dos Palmares Vítimas do acidente com ônibus escolar começam a ser sepultadas Serra da Barriga Passageiros sofreram queda de 90 graus em ribanceira Serra da Barriga Autoridades se solidarizam com as famílias das vítimas do acidente Acidente Motorista de ônibus escolar se preparava para o casamento de filha 18 mortes IML de Maceió começa a liberar corpos das vítimas da tragédia em União dos Palmares Solidariedade Lula e Anielle lamentam mortes em acidente na Serra da Barriga Serra da Barriga Sesau mobiliza rede estadual para atender feridos no acidente de ônibus Sete agentes Defesa Civil de Maceió vai a União dos Palmares para auxiliar em resgate de vítimas de acidente na Serra da Barriga Sobe para 18 Morre no HGE mais uma vítima do acidente com ônibus escolar na Serra da Barriga Necropsias Polícia Científica realiza força-tarefa para liberar corpos de vítimas de acidente na Serra da Barriga União dos Palmares Polícia Civil de Alagoas abre inquérito para investigar acidente na Serra da BarrigaMais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha