Cidades

Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)

Por Tribuna Hoje 19/11/2024 14h28
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
Comércio de Maceió - Foto: Ascom Fecomércio AL

Nesta quarta-feira, 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, e neste ano será a primeira vez que a data é um feriado nacional no Brasil. E devido a isso, alguns serviços serão fechados ou abrem em horário especial. Confira abaixo o que abre e fecha.

De acordo com a Aliança Comercial de Maceió, asa lojas do Centro vão funcionar em horário norma, das 8h às 18h. Ou seja, os consumidores que quiser aproveitar e já ir garantir as compras de fim de ano, o feriado poder ser uma boa pedida.

Quem é mais adepto de ir fazer as compras nos shoppings, eles também estarão abertos nesta quarta-feira. O Maceió Shopping abrirá às 09h e fechará às 22h. Já o Parque Shopping Maceió de 10h às 22h. E o Shopping Pátio Maceió funcionará de 9h às 22h. Além disso, os centros comerciais também vão abrir normalmente.

Já os shoppings populares, mercados públicos e feiras livres da capital abrem nesta quarta-feira em horário especial. Veja abaixo:

Mercado do Artesanato - 7h às 12h;

Mercado do Benedito Bentes - 5h às 13h;

Mercado da Produção - 5h às 13h;

Mercado e Feira do Jacintinho - 5h30 às 13h;

Mercado e Feira do Tabuleiro - 5h30 às 13h;

Mercado do Caetés - Funcionamento normal - de 6h às 18h;

Shopping do Caetés - 10h às 20h;

Shopping Popular - Funcionamento normal - 8h às 16h;

Mercado do Jaraguá - 6h às 16h;

Feira da Jatiúca - 7h às 15h;

Centro Pesqueiro - Funcionamento normal - 6h às 18h.

Agora quem precisar ir em alguma agência bancária vai encontrar fechadas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou que os bancos não funcionarão no dia de Dia da Consciência Negra. Porém, relaxa que alguns serviços essenciais podem ser feitos direto do celular – aplicativo de cada banco ou até mesmo nos próprios caixas eletrônicos.

Pagamentos podem serem agendados ou quitados. Os que têm código de barras - nos próprios caixas automáticos. As transferências via Pix seguem em operação normal no feriado. Já as demais compensações bancárias, incluindo a TED, são efetivadas no dia útil seguinte ao Dia da Consciência Negra, ou seja, na quinta-feira (21).

As repartições públicas estaduais e municipais não vão funcionar na quarta-feira (20). A exceção são os serviços essenciais, como segurança e saúde.

HISTÓRIA

O 20 de novembro marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, que já era feriado estadual em Alagoas desde 1995, agora é feriado nacional. Zumbi comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, que inclusive irá receber milhares de pessoas nesta data, com uma programação cultural e religiosa durante todo o dia.

A ex-presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 2011, porém apenas este ano a data começou a ser feriado nacional.