Saúde

Clínica de Fisioterapia oferta tratamento gratuito para sequelas de Covid

Pacientes também poderão fazer reabilitação para outras alterações cardiorrespiratórias

Por Assessoria 26/03/2021 09h52
Clínica de Fisioterapia oferta tratamento gratuito para sequelas de Covid
Reprodução - Foto: Assessoria

Como forma de contribuir com a sociedade e a formação cidadã dos futuros profissionais da Saúde, o Centro Universitário Tiradentes de Alagoas (Unit/AL) reabre o atendimento gratuito na Clínica de Fisioterapia voltando suas atenções para a reabilitação de pacientes com alterações cardiorrespiratórias, em especial, sequelas deixadas pela Covid-19.

Serão ofertados, também, atendimentos para asma, dispneia (falta de ar), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pós-operatório de cirurgia cardíaca e pulmonar, e reabilitação pós-acidente vascular cerebral (AVC).

Quanto à reabilitação de pacientes após a Covid-19, Anne Flávia Galindo Santana, professora e coordenadora pedagógica do curso de Fisioterapia da Unit/AL, explica que a extensão das sequelas do coronavírus ainda é objeto de estudos ao redor do mundo, mas estratégias para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes já são conhecidas.

“Já sabemos que uma grande parcela dos pacientes de Covid que se recuperaram precisam da Fisioterapia porque ficaram muito tempo internados em UTI, tiveram perda de massa muscular e diminuição da capacidade pulmonar, apresentam dores articulares e, principalmente, uma fraqueza muscular generalizada. Por isso a Fisioterapia é de grande valia para a recuperação deles, para que voltem a ser funcionais e retomem suas atividades diárias e laborais”, defendeu.

Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), devido às sequelas apresentadas, a fisioterapia respiratória e musculoesquelética é fundamental na reabilitação após a Covid-19, pois atua na melhoria da dispneia e ajuda a prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas e neurológicas. Além disso, contribui na correção das limitações funcionais, proporcionando restabelecimento da qualidade de vida e retorno do paciente à sua rotina.

Como marcar sua consulta

O agendamento é realizado através do telefone (82) 3311-3140, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e o encaminhamento do seu médico ou serviço de saúde que acompanhou a doença, contendo a recomendação de tratamento fisioterapêutico.

Para o atendimento, todas as medidas de segurança sanitárias devem ser observadas. “Os pacientes, alunos e professores só entram na clínica mediante aferição da temperatura corporal e uso de máscaras. Nossas salas são higienizadas após cada atendimento. Os alunos só atendem de jaleco, touca, máscara N95 e óculos de proteção ou face shield”, explicou a fisioterapeuta.

A Clínica de Fisioterapia fica no Campus Amélia Maria Uchôa, na Avenida Gustavo Paiva, 5017, bairro de Cruz das Almas, em Maceió. O atendimento é realizado pelos acadêmicos de Fisioterapia, das disciplinas práticas e do estágio supervisionado, sob a orientação de professores, com uma avaliação funcional detalhada e prescrição adequada do melhor tratamento para cada situação.