Saúde

26 de fevereiro de 2021 15:57

Com nova remessa de vacina, Alagoas terá 50,9% dos profissionais de saúde imunizados

Quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac será destinado, exclusivamente, para a imunização dos trabalhadores da saúde

↑ Nova remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde a Alagoas irá assegurar que mais de 50% dos trabalhadores da saúde sejam imunizados (Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas)

A quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou trazendo 37.400 doses do imunizante para o Estado. Com isso, mais alagoanos estarão protegidos contra o novo coronavírus. Foram enviados para Alagoas os imunobiológicos da AstraZeneca/Fiocruz, com 24 mil doses, e 13.400 da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Os municípios que fizeram o agendamento junto as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca, já começaram a retirar, nesta sexta-feira (26), as doses e os insumos estipulados pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL). A quantidade de doses está descrita na Nota Informativa nº 08/2021 da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Baixe a nota aqui

Na Nota Informativa também consta que todas as doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas para os idosos com idade entre 79 anos e 82 anos. O documento ainda destaca sobre a necessidade de ampliação da vacinação desse público-alvo, por terem um maior risco do agravamento da Covid-19 e pelo o aumento de doenças de transmissão respiratória, com a chegada da quadra chuvosa, no período de março.

A Suvisa ainda informa que existem 720 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz nas centrais de distribuição, uma reserva técnica feita pelo PNI/AL, e serão acrescentadas para cobrir a nova faixa etária a população idosa.

Já o quantitativo de doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) será aplicado, exclusivamente, nos trabalhadores da saúde, dando continuidade a vacinação desses profissionais. Com essa quarta remessa, Alagoas irá alcançar o percentual de 50,9% do público estimado de trabalhadores da saúde.

As 24.720 doses da AstraZeneca/Fiocruz representam a primeira dose do imunizante, e as 13.400 vacinas da Coronavac serão para a aplicação das duas doses. O documento da Suvisa informa que será destinada aos municípios somente o quantitativo referente à primeira dose da Coronavac, ficando retida a 2ª dose nas centrais de distribuição para serem entregues depois.

Agendamento e retirada

As secretarias municipais de saúde precisam fazer a solicitação das vacinas e dos insumos por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar com as Centrais de Distribuição, de Maceió e Arapiraca, pelo e-mail: [email protected]. As gestões municipais que possuem como referência a Central de Arapiraca poderão retirar os imunobiológicos e insumos a partir da segunda-feira (1º).

Fonte: Agência Alagoas / Texto: João Victor Barroso

Comentários

MAIS NO TH