Saúde

27 de março de 2020 08:33

Drive-thru: 1º dia de vacinação contra a gripe registra filas quilométricas em Maceió

Tempo de espera chegou a mais de duas horas; SMS diz que não é preciso correria, pois prazo vai até 22 de maio

↑ Drive-thru foi uma das estratégias adotadas pelo Município (Foto: Edilson Omena)

O primeiro dia de vacinação contra a influenza, em drive-thru começou nesta quinta-feira (26), no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras, e tem como objetivo reduzir aglomerações e ofertar mais conforto e segurança aos usuários. No entanto, as pessoas que procuraram o serviço acabaram enfrentando grandes filas.

“Estou na fila já faz mais de uma hora. Mas decidi aproveitar para vir logo tomar a vacina e ficar despreocupado depois’’, disse o aposentado Josival Silva, 67 anos.

A dona Maria Célia, 66 anos, também decidiu aproveitar logo para se imunizar. No entanto ela disse se arrepender de ter ido ao drive-thru. “Quase duas horas que aguardo para conseguir tomar a vacina e, como vocês podem notar, ainda têm muitos carros na minha frente. Acho que se tivesse ido em uma unidade de saúde não teria demorado tanto assim’’, comenta a aposentada.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a vacinação no modelo drive-thru está organizada para imunizar os usuários que se direcionarem ao Maceió Shopping. A iniciativa é positiva, já que não é necessário nem descer do carro para se vacinar. E esclarece que, como há alta procura, é natural ter filas, mas os servidores estão preparados e há doses para atender a todos. A SMS reforça ainda que não é preciso todos se direcionarem neste momento, já que a campanha segue até 22 de maio. A Gerência de Imunização da SMS diz que não há motivos para aglomerações e as doses de vacinas foram garantidas, pelo Ministério da Saúde (MS), para todo o público-alvo da campanha.

E além disso, a vacinação segue ainda nas Unidades Básicas de Saúde e algumas Escolas do Município, com a meta de imunizar, pelo menos, 90% de cada público-alvo. A enfermeira da SMS, Camila Peixoto, também orienta que as pessoas não precisam correr tanto porque ainda tem um prazo longo da campanha. “Estamos fazendo a triagem de cada pessoa que passa por aqui, no início da fila as equipes fazem toda orientação’’.

Porém, diferente das outras vezes, que as pessoas deixavam para se vacinar sempre na última hora, agora a situação mudou. Por conta do Covid-19, a população não quer deixar de se prevenir, mesmo estando cientes que a vacina não imuniza contra o coronavírus e, sim, contra três vírus da influenza, e tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades em decorrência das infecções causadas por três tipos do vírus da gripe.

Modelo será ampliado a partir desta sexta (27)

 

A partir desta sexta (27), o drive-thru será ampliado para o shopping Pátio Maceió, localizado no Benedito Bentes, e a SMS continua trabalhando na ampliação para outros locais. A campanha foi antecipada por determinação do MS, com a intenção de auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o coronavírus.

O secretário de saúde de Maceió, José Thomaz Nonô,  frisa que a iniciativa é necessária para evitar aglomerações e dar mais conforto ao público-alvo da campanha. “Nós vínhamos trabalhando isso há alguns dias, mas uma coisa é o planejamento teórico e outra é o funcionamento na prática. E, graças ao trabalho dos servidores da saúde, que estão aqui, saiu melhor que o esperado. O drive-thru está funcionando maravilhosamente, estão todos se acomodando e sendo vacinados. E estamos animados para ampliar para outros shoppings”.

OUTROS LOCAIS

Além da vacinação ocorrer em drive-thru e nos postos de saúde, os idosos acamados terão a vacinação em suas casas. Para isso, basta se cadastrar e agendar com a Gerência de Imunização da SMS pelo telefone 3312-5589 ou enviar e-mail para [email protected], com nome, idade, endereço e telefone para contato.

Já os profissionais da área da saúde também serão imunizados em seus locais de trabalho. Aqueles profissionais que forem se vacinar nos postos volantes ou unidades de saúde devem comprovar vínculo empregatício, apresentando crachá, contracheque ou declaração da instituição em que trabalha.

1ª fase imuniza idosos e profissionais da saúde

 

A primeira fase contempla idosos e trabalhadores da saúde e iniciou na segunda-feira (23). Voltada para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos, a segunda fase da campanha começa dia 16 de abril. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais.

As escolas que são postos temporários para a campanha são: Escola Municipal Zaneli Caldas (Poço – Praça da Maravilha), das 8h às 12h e das 13h às 17h; Escola Municipal Nosso Lar I (Ponta Grossa), das 8h às 12h e das 13h às 17h; Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira (Benedito Bentes), das 8h às 12h e das 14h às 17h e Escola Municipal Pedro Suruagy (Tabuleiro dos Martins) das 8h às 11h e das  13h30 às 17h. Além do que já foi citado anteriormente, em todas as unidades básicas de saúde.

Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH