Saúde

31 de agosto de 2019 18:06

Secretaria discute promoção à saúde para adolescentes

Oficina sobre Mobilização dos Grupos de Adolescentes nas Unidades de Saúde de Maceió foi direcionada a profissionais que atuam na gestão desses grupos

↑ Encontro promoveu discussão sobre saúde dos adolescentes (Foto: Neno Canuto / Ascom SMS)

Visando discutir estratégias para o fortalecimento do trabalho com adolescentes nas unidades de saúde, a coordenação do Programa de Atenção à Saúde Integral do Adolescente e Jovem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na sexta-feira (30), no auditório do órgão, a “I Oficina sobre Mobilização dos Grupos de Adolescentes nas Unidades de Saúde de Maceió”, direcionada a profissionais que atuam na gestão desses grupos.

Segundo Cássia Carvalho, coordenadora do Programa, existe uma grande dificuldade de se trabalhar com esse público nas unidades. “Hoje temos 14 unidades que tem grupos fixos de adolescentes e com o monitoramento que realizamos, os profissionais relataram a dificuldade de manter esses jovens frequentando os grupos, pois muitos deles perdem o interesse rapidamente. Os adolescentes gostam de ser ouvidos e muitas vezes chegamos com o trabalho pronto, então agora vamos traçar uma estratégia diferente, que é construir os conteúdos que serão trabalhados junto com eles”, explica a coordenadora.

“Pensamos em desenvolver os trabalhos educativos usando a linguagem dos adolescentes e com as ferramentas que eles usam para se comunicar. Por exemplo, o tema sexualidade é sempre muito trabalhado, mas em lugar de palestras pensamos em criar páginas nas redes sociais com conteúdos produzidos por eles e pelos técnicos das unidades. Temos o recurso do mural jornal, da rádio comunitária, onde poderíamos trabalhar o tema ‘projetos de vida’, que é algo sempre abordado nas reuniões com grupos. Então estamos discutindo essas estratégias de como nos aproximar cada vez mais desse público”, ressalta Cássia.

Durante toda a manhã, os profissionais discutiram as estratégias do fortalecimento desses trabalhos, participaram de dinâmicas de integração e construíram em grupo as propostas para serem socializadas com os demais participantes.

Política de Saúde do Adolescente

Em 2006, o Ministério da Saúde (MS) lançou a Política Nacional de Saúde do Adolescente, que contém informações sobre promoção, prevenção e recuperação dos agravos que podem acometer os adolescentes e as principais formas de prevenção, garantindo assistência integral a esse público.

A Política Nacional de Saúde do Adolescente tem três eixos prioritários: crescimento e desenvolvimento saudáveis, redução de morbimortalidade por causas externas (acidentes, violência e drogas), saúde sexual e reprodutiva.

Fonte: Ascom SMS / Texto: Ana Cecília da Silva

Comentários

MAIS NO TH