Saúde

Especialista explica a Entesopatia: inflamação da região que liga os tendões aos ossos

Por Assessoria 11/04/2019 10h33
Especialista explica a Entesopatia: inflamação da região que liga os tendões aos ossos
Reprodução - Foto: Assessoria

O nome Entesopatia pode parece desconhecido, mas essa doença é comum e atinge tanto homens como mulheres, como explica o ortopedista do Hapvida Saúde, Eduardo Guedes. ‘‘ A Entesopatia é uma inflamação da região que liga os tendões aos ossos que pode ser causada por traumas ou lesão durante algum exercício’’.

O especialista enfatiza que a doença acontece com mais frequência em pessoas que possuem um ou mais tipos de artrite. ‘‘Geralmente também pode acontecer decorrente de esforços repetitivos ou ainda do sedentarismo’’.

A inflamação que tem como característica impedir a movimentação natural da região acometida tem sintomas como dor na região de inserção das fáscias, como por exemplo, no calcanhar. ‘‘A dor da Entesopatia é bem variável, podendo causar apenas desconforto’’.

De acordo com o médico, o tratamento é realizado sob diagnóstico do especialista, normalmente consiste em repouso da região lesionada para diminuir a pressão do local. ‘‘Pode acontecer também o uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor e a prescrição sempre de alongamentos e exercícios físicos. Mas, tudo com acompanhamento médico’’, orienta Eduardo Guedes.