Saúde

28 de novembro de 2018 19:46

Sesau garante óculos de grau a mais de 100 alunos de três escolas públicas

Governo do Estado fará entrega dos óculos no dia 17 de dezembro

↑ Foto: Divulgação

Dos 130 estudantes de três escolas públicas de Maceió submetidos a exames oftalmológicos no Centro Especializado de Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (CER/Uncisal), 112 apresentaram a necessidade de usar lentes de grau, o que representa 86,15% dos alunos avaliados. Para sanar esse problema, o Governo do Estado fará a entrega dos óculos no dia 17 de dezembro.

Durante as consultas, ficou evidente que grande parte dos problemas oftalmológicos das crianças foi ocasionado porque elas passam muito tempo “vidradas” em seus telefones celulares, aumentando os riscos de danos aos olhos. De acordo com Vera Moreira, assessora técnica de Ações Estratégicas da Sesau, os alunos, em razão do esforço visual requerido, manifestaram vários sintomas, entre eles, dores de cabeça, tonturas, cansaço visual e olhos vermelhos.

Esses indícios ocorrem principalmente quando eles estão lendo, escrevendo, pintando ou desenhando com objetos próximos aos olhos. “Problemas preexistentes, não identificados e sem o devido tratamento, podem comprometer a efetividade do processo ensino e aprendizagem, levando-os ao desinteresse e, consequentemente, à evasão da escola. A implementação desse projeto tem permitido reduzir as taxas de evasão decorrente de dificuldades visuais, facilitando o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantindo a melhoria na qualidade de vida destes estudantes”, disse Vera Moreira.

Na ação, que aconteceu entre outubro e novembro deste ano, foi detectado o grau de aptidão dos olhos dos pequenos para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se eles conseguiam ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. O exame especificou se a visão das crianças estava ou não funcionando normalmente. No caso de estudantes que foram diagnosticados com algum problema visual, a Sesau disponibilizará os óculos gratuitamente para quem tiver indicação.

Os estabelecimentos de ensino cujos estudantes foram contemplados são a Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano dos Santos, no Jacintinho; a Escola Estadual Adeilza Oliveira, na Chã da Jaqueira; e a Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara, no Jardim Petrópolis II.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH