Saúde

FAT promove oficina sobre alimentação saudável para alunos da educação infantil

Crianças aprenderam a preparar um cupcake de banana e maçã.

Por Assessoria 20/06/2018 09h12
FAT promove oficina sobre alimentação saudável para alunos da educação infantil
Reprodução - Foto: Assessoria

Música infantil, luvas, tocas, aventais e ingredientes separados. Tudo preparado na cozinha Sala e Bar da FAT para receber a turminha do infantil 4 do Colégio Santíssima Trindade, que visitou a instituição na última sexta-feira (15.6) para participar do encerramento das atividades do projeto de iniciação científica “Alimentação saudável no infantil 4: família e escola caminhando juntos”, desenvolvido pelos alunos do curso de Nutrição da faculdade. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis.

“Uma das alunas do curso de Nutrição, Thaís Jatobá, que também é professora, revelou, em uma conversa, sua preocupação com relação aos alimentos que os pequenos levam para o lanche. Foi daí que surgiu a ideia do projeto que demos início em março”, explica Deborah Cavalcante, coordenadora do curso de Nutrição da FAT. Durante esse período, uma vez por semana, Deborah e Thaís realizaram atividades dentro do colégio para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis. Uma delas foi implantar o “dia da fruta” nas sextas-feiras, quando os alunos são incentivados a levar alguma fruta para o lanche.

“Esse tema faz parte do conteúdo visto pelas crianças em sala de aula. A parceria com a FAT enriqueceu muito esse trabalho”, comemora Andréia Amâncio, coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Santíssima Trindade. “Poucos tinham hábito de comer alimentos saudáveis em casa, o que se refletia nas lancheiras. Hoje, já percebemos a mudança”, complementa Thaís Jatobá.

A oficina

E durante a manhã da sexta-feira (15.6), foi preparado um cardápio especial para receber os pequenos. Eles colocaram a mão na massa e prepararam, supervisionados pela coordenadora e os alunos do curso de Nutrição da FAT, um cupcake saudável de banana e maçã, acompanhado por suco de uva ou vitamina de banana. A combinação foi aprovada pelas crianças.  “Mexi a farinha e fiz o meu bolinho. Ficou uma delícia!”, garantiu Caio Gomes, 4, aluno do jardim I. Opinião compartilhada pela colega de turma, Ellen Oliveira, 4 anos. “Gostei muito! Vou pedir para mamãe fazer em casa”.

Os pequenos levaram para casa o certificado de participação na oficina, a receita e um cupcake a fim de incentivar os pais a darem continuidade ao trabalho realizado em sala de aula. “Essa foi a conclusão da primeira etapa do projeto de iniciação científica e já percebemos outras necessidades, como avaliação nutricional e um maior envolvimento da família. Já observamos grandes mudanças com relação à aceitação das crianças em comer alimentos saudáveis, como aconteceu hoje, quando eles comeram, sem objeção, a maçã com casca que estava na massa do cupcake”, destaca Deborah, feliz com os resultados.