Saúde

13 de março de 2018 17:44

Portal do Cidadão da Saúde é selecionado para concorrer a prêmio nacional

Vencedor do Prêmio de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública será divulgado em novembro

↑ Rita Bitencourt destaca que Portal do Cidadão apresenta diversos serviços para o SUS (Foto: Olival Santos / Assessoria da Secretaria de Estado de Saúde)

O Portal do Cidadão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foi selecionado para participar do Prêmio de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O site foi escolhido para concorrer na categoria “Inovação em Processo, Organização e Políticas Públicas”.

O prêmio acontece em novembro deste ano e, até lá, a plataforma concebida e alimentada por técnicos da Sesau será avaliada in loco por técnicos do Enap. Concorrem ao prêmio, experiências exitosas de diversos estados brasileiros.

Segundo a assessora de Transparência da Sesau, Rita Bitencourt, o fato de o Portal do Cidadão ter sido selecionado para concorrer ao prêmio do Enap demonstra a sua utilidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Iremos representar Alagoas e o princípio da transparência no serviço público, que é essencial para a evolução da assistência prestada à população”, ressaltou.

Rita Bitencourt lembrou que o cuidado e o uso correto das verbas públicas são valores importantes para a gestão estadual de saúde e estimula o poder do cidadão como força social transformadora. “A fiscalização direta é um gesto de cidadania importante, que pode trazer muitos benéficos para todos”, destacou.

O Portal do Cidadão da Sesau permite a obtenção de informações sobre o uso dos recursos destinados à saúde nos âmbitos estadual e federal. Ele também possibilita que o cidadão possa acompanhar as receitas e despesas, a exemplo de transferências feitas através de convênios com municípios e entidades privadas.

“Todo cidadão pode acompanhar exatamente onde é aplicado cada recurso da saúde no município e no Estado. O site foi produzido de forma educativa, com uma linguagem acessível e de fácil interação”, explicou a assessora de Transparência da Sesau.

Serviços

O portal também contém informações sobre serviços que são disponibilizados pelas unidades mantidas pela Sesau. Ele apresenta, ainda, as escalas de trabalho dos servidores e informa como o usuário do SUS pode ter acesso a medicamentos de alto custo, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

O site recebe uma média de 1.200 visualizações diárias e está em constante evolução. “Estamos permanentemente ampliando o alcance e as funcionalidades do portal, sempre investindo na interação com o usuário e facilitando o acesso”, reforçou Rita Bitencourt, ao informar que ele pode ser acessado por meio do endereço http://cidadao.saude.al.gov.br/ .

Fonte: Assesoria da Secretaria de Estado da Saúde / Texto: Fabiano Di Pace

Comentários

MAIS NO TH